Lago Ness e a lenda do seu misterioso monstro
Conheça a história desse monstro que vive no Lago Ness e já virou enredo de filme.
Lago Ness e seu misterioso monstro
Confira a galeria e conheça os detalhes sobre as muitas versões desse mistério do Lago Ness!
© Shutterstock
Localização
O lago Ness é um lago de água doce localizado em Highland na Escócia.
© Shutterstock
Formato
Sua forma é estreita e alongada com cerca de 37 quilômetros de comprimento.
© Shutterstock
Dimensão
O lago ocupa uma área de aproximadamente 56,4 km² e tem uma profundidade máxima de 226 metros.
© Shutterstock
Volume
Devido ao seu volume este lago se torna o maior de água doce da Grã-Bretanha, e o terceiro maior na Europa.
© Shutterstock
Rochas
As rochas ao redor do lago são de granito puro e como são muito duras para serem desgastadas pela água, não há a possibilidade de formação de cavernas submarinas.
© Shutterstock
Lenda
Mas, este lindo lago guarda mais mistérios que seu ar bucólico e sombrio pode transparecer. No final dos anos 70, surgiu uma lenda na Escócia sobre o Monstro do Lago Ness.
© Shutterstock
Aleister Crowler
Esta lenda tem várias versões e uma delas conta que o castelo que fica junto ao lago pertenceu ao famoso bruxo Aleister Crowler, conhecido como o pai do satanismo moderno.
© Shutterstock
O bruxo
Alguns esotéricos afirmam que este bruxo matou muitas pessoas em seus rituais e muitas delas foram jogadas no lago.
© Shutterstock
Funcionários do castelo
Anos depois, o castelo do bruxo foi comprado por um dos componentes da banda Led Zepellin. E, alguns empregados do músico morreram misteriosamente, dizem que alguns sumiram quando foram nadar no lago.
© Shutterstock
Pessoas avistaram o monstro
No final dos anos 70, algumas pessoas afirmaram terem visto uma criatura estranha dentro do lago, que parecia um monstro com as formas de um dinossauro.
© Shutterstock
Uma criatura de energias
Até o final dos anos 80 muitas pessoas afirmaram terem visto o monstro, mas sua existência não foi comprovada. Alguns místicos acreditavam que o monstro era uma mistura de energias negativas e que só as pessoas mais sensíveis conseguiam ver.
© Shutterstock
A lenda começou antes de Cristo
A lenda sobre esse monstro que moraria nas profundezas do lago vem desde a Idade Média, 565 d.C. De acordo com a lenda, um missionário irlandês S. Columba teria salvo um aluno do ataque de um monstro do lago, desde então mais de 10.000 aparições estão registrada na história do folclore escocês.
© Shutterstock
Na mídia
Em 1933, um repórter do Courier de Inverness escreveu uma matéria baseada na última aparição do monstro, que despertou o interesse da mídia e motivou as pessoas a contarem seus casos de observação da criatura.
© Shutterstock
Farsa
Várias pessoas contaram suas histórias, porém muitas delas desmentiram a farsa de seus relatos.
© Shutterstock
Lenda arquivada
Os cientistas decidiram arquivar qualquer possibilidade de existência desse monstro.
© Shutterstock
Primeiro registro
Porém, em 1934, um médico inglês chamado R. K. Wilson fotografou a suposta criatura nadando na superfície do lago.
© Shutterstock
Sem falsificação
As análises do negativo foram feitas e não comprovaram qualquer falsificação.
© Shutterstock
Melhor imagem
A imagem feita pelo médico inglês é uma das melhores imagens exibidas do monstro até hoje.
© Shutterstock
Até a NASA investigou
Até mesmo a NASA participou de pesquisas sobre o monstro, mas foi a Academy of Applied Science, em Boston, que investiu mais na investigação sobre a criatura misteriosa.
© Shutterstock
Imagem computadorizada
Os técnicos chegaram a declarar que captaram uma imagem computadorizada de um corpo que poderia ser o monstro.
© Shutterstock
Cientistas não acreditaram
No entanto, os relatórios não foram precisos e a maioria dos cientistas permaneceram descrentes sobre a existência do monstro.
© Shutterstock
Plesiossauro
A maioria dos relatos de aparições do monstro o descrevem semelhante a um Plesiossauro, répteis aquáticos de grandes dimensões, com um pescoço grande em relação à cabeça e parente dos dinossauros extinto desde o Mesozóico.
© Shutterstock
Um dinossauro
A semelhança com um animal levou alguns criptozoólogos a defenderem que o monstro de Lago Ness é um plessiossauro que teria sobrevivido à extinção da sua espécie no fim do Cretácico.
© Shutterstock
Um mostro que vive em condições distintas
Outros cientistas criaram a teoria de que o monstro possuía uma estrutura óssea diferente de seu suposto primo e o corpo adaptado a condições climáticas diferentes, que vivia no Oceano Ártico ou Atlântico.
© Shutterstock
Esturjões
Outras explicações diziam que as pessoas que viram o monstro teriam o confundido com os esturjões que são em abundância no lago.
© Shutterstock
Gases que formam bolhas
Há ainda quem relacione as "aparições" com a libertação de gases da falha tectónica que modela o lago, que podem chegar à superfície sobre a forma de bolhas.
© Shutterstock
BBC foi para campo pesquisar
Em 2003, uma equipe da BBC realizou uma investigação sobre o monstro percorrendo o lago de ponta a ponta com mergulhadores e 600 sonares, mas nenhum resultado foi encontrado. A BBC concluiu que o monstro não existe, mas mesmo assim as pessoas que acreditam na existência da criatura não deixaram de crer.
© Shutterstock
A formação geológica do lago dificulta
Grande parte da dificuldade em encontrar ou provar a ausência da criatura é devida à peculiaridade geológica do próprio lago.
© Shutterstock
Controvérsia
A controvérsia se mantém até hoje e divide as pessoas em aqueles que acreditam e aqueles que não creem na existência do monstro do Lago Ness.
© Shutterstock
No imaginário e nas telonas
Sendo real ou não, o monstro do Lago Ness faz parte do imaginário popular, da cultura escocesa e do resto do mundo. A indústrias televisiva, dos video games e cinematográfica já usaram a lenda do monstro do Lago Ness em seus enredos e a história do monstro já até virou um filme 'O Mistério do Lago' (1996).
© Shutterstock
Mundo
curiosidades
12/03/18
POR Notícias Ao Minuto
Este lago localizado na Escócia, o Lago Ness abriga uma lenda muito popular na Escócia e no mundo sobre um monstro que se parece com um dinossauro e vive nas profundezas do lago. Sua existência nunca foi confirmada, mas a lenda permanece viva no imaginário das pessoas até hoje.Confira a galeria e conheça os detalhes sobre as muitas versões desse mistério do Lago Ness!
Leia Também: Cobra gigante é confundida com lombada em estrada
PARTILHE ESTA NOTÍCIA