É um pouquinho de Brasil. Mas tem Alemanha, Itália, Portugal...

Baseado em Lisboa, trio B-Mesmo lança single e começa a se preparar para o voo mais alto: um álbum influenciado por elementos de diferentes países e com sonoridades variadas; Pernambucano no baixo dá o tom brasileiro

© Alex Souza Rajan

Cultura caldo contemporâneo 11/03/18 POR Alex Souza Rajan

Com formação em jazz e música erudita, a alemã, não raro, toca o violino como se fosse violão ou cavaquinho. A italiana que estudou em Paris, por sua vez, tira da flauta uma gama diversa de sons capaz de chegar ao canto dos pássaros. Já o pernambucano, oriundo do Manguebeat, encanta pela entrega ao baixo de três cordas utilizado ao longo do show também como percussão.

PUB

Assim, escrevendo, não fica fácil oferecer uma descrição precisa de acompanhar o B-Mesmo numa apresentação ao vivo. Provavelmente porque a identidade do trio encontra-se exatamente na diversidade, nas várias possibilidades apresentadas por músicos de culturas distintas que, em comum, têm ao menos três elementos: a necessária empatia musical, o prazer em explorar seus instrumentos de formas pouco convencionais e o amor pela música brasileira.

Nascido há pouco mais de um ano em Lisboa, o trio vem ganhando o público da capital portuguesa principalmente pelos arranjos fora da caixa que garantem releituras especiais de clássicos brasileiros, italianos, espanhóis, argentinos, turcos...

Se até então a proposta era tocar apenas músicas consagradas por outros artistas, o B-Mesmo iniciou nesta semana uma nova etapa com o lançamento do single “Navigare”, a primeira música própria, já disponível nas plataformas digitais. “A ideia do B-Mesmo no começo era só fazer cover. Agora, ‘tecnicamente’, somos um grupo oficial, com a primeira canção autoral”, explica o baixista brasileiro Walter Areia, ex-Mundo Livre S/A. “Nossa perspectiva agora é ir muito além, na direção da autoria, saindo um pouco do cover”, complementa a flautista e vocalista Elena La Conte, criadora da letra italiana de “Navigare”.

Com o lançamento do single, o B-Mesmo passa a vislumbrar ainda para 2018 o lançamento de um álbum com músicas próprias e alguns covers. Para 2019, a expectativa é de turnê pela Europa começando por Alemanha, França e Itália. “Estamos curiosos para ver como vai ser. ‘Navigare’ é musica mais contemplativa, melancólica, mas (no álbum) vão ter outras com espírito diferente, com distorção, mais raiva. É o que imagino para esse grupo sem identidade fixa”, prevê Elena, emendando sobre o plano também futuro de tocar por aqui: “Vai ser um prazer poder ir ao Brasil, com a inspiração dada a nós pela música brasileira, levando outra identidade, algo novo. Essa é a vontade”.

SERVIÇO 

B-Mesmo

. Flauta e voz: Elena La Conte (Itália)

. Violino e voz: Kristina Van de Sand (Alemanha)

. Baixo: Walter Areia (Brasil)

. Single: Navigare

. Facebook: /BMesmo

 

 

 

 

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul 22/12/24

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 5 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG 22/12/24

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama CHRIS-BROWN 22/12/24

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton 22/12/24

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 19 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 23 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

mundo Estados Unidos Há 6 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Mal de parkinson Há 21 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

mundo Guerra na Ucrânia 22/12/24

"Vão lamentar". Putin promete mais destruição na Ucrânia