Segundos fatais: missões espaciais que acabaram em tragédia
Infelizmente, alguns astronautas não sobreviveram para contar suas histórias
Segundos fatais: missões espaciais que acabaram em tragédia
De onde viemos, para onde vamos? Estamos sozinhos no universo ou há alguma forma de vida em outros planetas? Perguntas como essas despertaram o desejo da humanidade de se aventurar em jornadas espaciais com o objetivo de encontrar respostas. Só que nem sempre as viagens foram bem sucedidas e muitos astronautas não conseguiram voltar vivos para contar o que viram. Relembre missões espaciais que acabaram em tragédia.
© Shutterstock
Era uma vez...o futuro!
Um discurso do presidente americano John F. Kennedy prometia: até o final década de 1960 os astronautas americanos tinham a meta de pisar na lua.
© Getty Images
Conquista da Lua
E o que parecia um sonho distante começou a se tornar realidade em 1969: o homem ganhava o espaço e chegava próximo de um dos maiores feitos até então.
© Reuters
Feito histórico
A missão Apollo se tornou realidade e as imagens da nave espacial sobrevoando a lua são históricas e lembradas até hoje.
© Reuters
A missão
Mas antes da bandeira americana ser fincada na lua, o começo da missão Apollo foi marcada por uma grande tragédia.
© Reuters
Tragédia
Durante simulação de lançamento da nave espacial Apollo 1, o cockpit pegou fogo matando os astronautas Edward White, Virgil Grissom e Roger Chaffee.
© Reuters
Teoria
Há uma teoria da conspiração que questiona se realmente o homem pisou na lua ou se tudo não passou de uma encenação feita em estúdio. Uma coisa é certa: a tragédia que antecedeu a missão ficou marcada.
© Reuters
Caso Soyuz 1
Outro episódio triste aconteceu com um ônibus espacial soviético no ano de 1967.
© Shutterstock
A missão
A nave Soyuz 1 decolou da base soviética com o objetivo de orbitar a terra e trocar de tripulação com outra nave que já estava no espaço: a Soyuz 2. O astronauta Vladimir Komarov, porém, relatou uma série de problemas técnicos e a missão foi abortada.
© Shutterstock
O acidente
Na volta para a terra ao entrar na atmosfera Vladimir Komarov fez uma tentativa de acionar um paraquedas para aliviar a velocidade da queda, mas não teve sucesso.
© Shutterstock
Desfecho trágico
A nave se chocou com o solo em uma velocidade de aproximadamente 140 quilômetros por hora e o comandante não resistiu ao forte impacto.
© Shutterstock
Vladimir Komarov
Um episódio triste que custou a vida do comandante, que recebeu inúmeras homenagens póstumas.
© Shutterstock
O caso Soyuz 11
Em 1971, outro episódio trágico marcou o projeto espacial soviético. Aconteceu com a nave Soyuz 11.
© Getty Images
Tripulação
A tripulação na Soyuz 11 era composta por Georgi Dobrovolski, Viktor Patsayev e Vladislav Volkov, que estavam há 24 dias no espaço e organizam a volta à terra.
© Getty Images
Retorno trágico
A tripulação iniciou os procedimentos de retorno a atmosfera terrestre e a aeronave fez um pouso considerado perfeito. Ao abrirem a aeronave, porém, os três tripulantes foram encontrados misteriosamente mortos.
© Getty Images
Investigação
A explicação para a morte de Georgi Dobrovolski, Viktor Patsayev e Vladislav Volkov foi uma pane na válvula de ventilação que acabou expondo os três ao vácuo do universo.
© Getty Images
Comoção
A nave só conseguiu pousar graças ao sistema de piloto automático e a morte dos três astronautas provocou grande comoção no país.
© Getty Images
O caso Challenger
Outro trágico acidente é um dos mais lembrados até hoje: Challenger em 1986.
© Reuters
Tripulação
A tripulação que se preparava para embarcar era composta por sete pessoas: Greg Jarvis, Ronald McNair, Ellison Onizuka, Judith Resnik, Michael J. Smith e Dick Scobee e Christa McAuliffe.
© Reuters
Evento inédito
Essa missão da NASA era especial por uma razão: pela primeira vez um civil iria ter a chance de ir para o espaço. A professora Christa McAuliffe fazia parte do time de astronautas.
© Getty Images
Transmissão ao vivo
E naquele janeiro de 1986, os Estados Unidos só tinham olhos para o lançamento desse ônibus espacial que estava sendo transmitido ao vivo por uma rede de televisão.
© Getty Images
A tragédia
Cerca de 72 segundos depois de ter decolado uma tragédia aconteceu aos olhos do mundo.
© Getty Images
As causas do acidente
O ônibus espacial explodiu em função de uma instabilidade no isolamento do tanque de combustível devido à exposição a temperaturas mais frias.
© Reuters
Sem sobreviventes
Devido as circunstâncias, ninguém teve a menor chance de se salvar: o acidente custou a vida de toda a tripulação.
© Getty Images
Luto
A NASA fez uma pausa de mais de 2 anos em seu programa espacial para então buscar mecanismos que impedissem novas tragédias como a da Challenge.
© Getty Images
O caso Columbia
Outro acidente fatal aconteceu em 2003 com o ônibus espacial Columbia.
© Getty Images
O acidente
Após 16 dias em órbita, o ônibus espacial acabou se desintegrando quando voltava para a Terra.
© Getty Images
Tripulação
Eram 7 tripulantes: Rick D. Husband, William McCool, Michael P. Anderson, David M. Brown, Kalpana Chawla, Laurel B. Clark e Ilan Ramon. Nenhum deles sobreviveu ao acidente.
© Getty Images
Causa do acidente
Após investigação foi descoberta causa do acidente: uma ruptura no isolamento térmico em uma das asas ainda durante a decolagem.
© Getty Images
Explorando o universo
Episódios trágicos que serão sempre lembrados com tristeza. Mas a humanidade segue sua jornada em busca de respostas sobre nossas origens e os mistérios guardados no universo.
© Getty Images
Tech
Astronomia
13/03/18
POR Notícias Ao Minuto
Explorar o universo em busca de respostas para perguntas que intrigam a humanidade. Essa foi, sem dúvida, uma das maiores motivações para que o homem se lançasse ao espaço. Da chegada à lua para cá muitas foram as viagens e os avanços tecnológicos. Mas nem todas as jornadas foram bem sucedidas e alguns astronautas não sobreviveram para contar as histórias. Relembre as maiores tragédias em missões espaciais.
Leia também: Saiba como pode 'chegar' ao Sol com nova missão da NASA
PARTILHE ESTA NOTÍCIA