Banco Central da China continua internacionalizando yuan

"Ainda há algo a fazer no que se trata de estabelecer a comunicação entre os mercados de capitais interno e externo", afirmou o chefe do Banco Central da China, Zhou Xiaochuan

© Reuters /Jason Lee

Economia Adeus, dólar? 11/03/18 POR Notícias Ao Minuto

As autoridades chinesas continuarão gradualmente a internacionalizar o yuan, inclusive através de maior abertura do seu mercado financeiro, disse nesta sexta-feira (9) o chefe do Banco Central da China, Zhou Xiaochuan.

PUB

"Durante o processo de internacionalização do yuan foram tomadas bastantes medidas que hoje em dia permitem usar o yuan no comércio e investimentos. Além disso, o yuan foi incluído na cesta de moedas que compõem os Direitos Especiais de Saque [SDR, na sigla em inglês]. Os principais procedimentos já foram realizados… No que se trata do papel consequente do governo ou Banco Central na internacionalização do yuan, aqui, em minha opinião, ainda há algo a fazer no que se trata de estabelecer a comunicação entre os mercados de capitais interno e externo", disse o economista chinês durante uma entrevista coletiva.

De acordo com ele, ainda é preciso bastante tempo para melhorar o uso do yuan por parte dos atores do mercado em suas transações e investimentos.

"Não podemos obrigar ninguém, as decisões são tomadas a partir de conclusões, por isso é um processo gradual. Continuaremos a internacionalização gradual do yuan", adiantou.

Ele adiantou que a continuação da abertura do mercado financeiro contribuirá para o processo de internacionalização do yuan.

O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) decidiu incluir, desde 1 de outubro de 2016, o yuan no SDR, que já abrange o dólar, o euro, a libra esterlina e o iene.

A decisão do FMI coincidiu com as expectativas dos analistas internacionais que havia muito falavam sobre a necessidade de reconhecer a China como grande ator no comércio global. O Banco Central da China saudou a decisão do FMI, considerando-a resultado do desenvolvimento econômico e da política de reformas e abertura chinesas.

O SDR é um ativo de reserva internacional criado pelo FMI em 1969 como complemento às reservas oficiais dos seus países-membros. Com informações do Sputnik.

Leia também: É preciso defender o Brasil no mercado mundial, diz economista de Ciro

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Óbito Há 21 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

mundo Uganda Há 21 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Cantora Há 23 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

fama Hobbies Há 20 Horas

Famosos que pularam de bungee jump e fizeram outras loucuras radicais!

mundo Estados Unidos Há 4 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

fama Luto Há 18 Horas

Bailarina de Claudia Leitte teve parada cardíaca em ensaio

fama Polêmica Há 19 Horas

Sean Combs, o Diddy, completa 55 anos em meio a processos e denúncias sexuais

politica Justiça Há 3 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Luto Há 13 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema

fama Homenagem Há 17 Horas

Adriane Galisteu faz declaração a Senna em semana de homenagens