São Paulo recebe mostra em homenagem aos 80 anos de Tom Zé

Exposição que celebra a vida do cantor e compositor baiano ficará aberta até 20 de maio

© Divulgação / Anderson Yagami

Cultura música 13/03/18 POR Notícias Ao Minuto

A Caixa Cultural São Paulo recebe, de 14 de março a 20 de maio, a exposição 'Tom Zé 80 Anos', que celebra as oito décadas de vida do artista. A mostra reúne obras gráficas, digitais e interativas que reavivam a trajetória do cantor e compositor baiano.

PUB

Fotos de acervo, textos com inclusões em braile e vídeos extraídos de diversos documentários ajudam a contar a história de Tom Zé: a vida no interior da Bahia, o começo de carreira, a Tropicália, o reconhecimento internacional, os prêmios e homenagens recebidas ao longo dos anos. Entre as obras, uma linha do tempo detalhada perpassa os anos de vida do artista. Este trabalho gráfico-visual é assinado pelo designer, produtor de mídia interativa e curador da exposição, André Vallias.

A efervescência musical do cantor também ganha destaque. De 'Tom Zé - Grande Liquidação', primeiro disco autoral lançado em 1968, até 'Canções Eróticas de Ninar', lançado no ano passado, a discografia completa de Tom Zé estará disponível na exposição.

"É uma celebração dos 80 anos do artista, focando bastante em sua obra e em seu pensamento musical. Trabalhamos muito em cima das letras mais emblemáticas dele", explica Vallias, que possui no currículo, entre outros trabalhos, a exposição Gil 70 anos, que passou por Salvador em 2013.

Idealizada pela cantora, produtora cultural e amiga pessoal de Tom Zé, Bete Calligaris, a exposição traz também a contribuição textual do escritor Antônio Risério, além de uma pequena mostra de um acervo pessoal com mais de 10 instrumentos inventados pelo artista e utilizados por ele em muitas de suas gravações e shows.

"Além de um tropicalista sem igual, sempre original, e um dos artistas mais vanguardistas que temos, Tom Zé é também um amigo há mais de 25 anos. Depois de ter dedicado homenagens a grandes nomes da MPB, me senti na necessidade de também prestar essa reverência a ele, que celebrou recentemente 80 anos de vida. Quero proporcionar essa alegria a ele. Iniciamos essa exposição na Caixa Cultural Salvador, onde Tom Zé nasceu, e conseguimos trazê-la para São Paulo, cidade que ele escolheu para viver", resume Bete Calligaris. Com informações do site da Caixa Cultural.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 23 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 6 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Confusões Há 23 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer

mundo Estados Unidos Há 7 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Saúde Há 21 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Hollywood Há 20 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 6 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

esporte Futebol Há 23 Horas

Quanto o Palmeiras recebeu e quanto ainda tem a receber por Estêvão

economia Bahia Há 6 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD