Congresso do Peru abre processo de impeachment de Kuczynski

Presidente peruano estaria envolvido com recebimento de propinas da Odebrecht

© Reuters

Mundo propina 15/03/18 POR Notícias Ao Minuto

O Congresso do Peru autorizou nesta quinta-feira (15), por ampla maioria, a abertura de mais um processo de impeachment contra o presidente Pedro Pablo Kuczynski, suspeito de ter recebido propina da empresa brasileira Odebrecht.   

PUB

A moção que pede a queda do mandatário por "permanente incapacidade moral" recebeu 87 votos a favor e 15 contra, além de 15 abstenções. O impeachment de Kuczynski será votado na próxima quinta-feira, 22 de março.   

O presidente já havia sido alvo de uma tentativa de derrubá-lo em dezembro passado, quando se livrou por apenas oito votos. Um dos que se abstiveram da votação, contribuindo para a manutenção de Kuczynski no poder, foi o deputado Kenji Fujimori, filho do ex-presidente Alberto Fujimori.    Condenado a 25 anos de prisão por violações dos direitos humanos, corrupção e apoio a esquadrões da morte, Fujimori recebeu um indulto "humanitário" de Kuczynski poucos dias depois da derrota do pedido de impeachment no Congresso.   

"A única coisa que nos resta é invocar a seriedade do Parlamento, que não se deixe levar por interesses individuais.   

Isso leva a uma real destruição da imagem democrática de um país que se construiu com regras claras", declarou a primeira-ministra Mercedes Aráoz.   

Eleito em 2016, Kuczynski é acusado de ter recebido propina da Odebrecht por meio de empresas de consultoria. A própria empreiteira brasileira disse que desembolsara US$ 4,8 milhões a duas firmas vinculadas ao mandatário peruano, entre 2004 e 2013.   

Quando os pagamentos começaram, Kuczynski era ministro de Finanças do Peru. Inicialmente, o presidente negou ter recebido dinheiro da Odebrecht, mas depois ele mudou o discurso, alegando que havia trabalhado legalmente como assessor. Além disso, garante não ter exercido funções na Westfield Capital, uma das empresas envolvidas no escândalo, quando ocupava cargos públicos.   

O impeachment pode agravar a crise política no país às vésperas da Cúpula das Américas, que ocorrerá entre 13 e 14 de abril, em Lima, e terá a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O principal tema do encontro será o combate à corrupção.   

O esquema de propinas da Odebrecht atingiu diversas nações da América Latina, da Argentina ao México, passando por Brasil, Colômbia, Equador e Panamá, entre outros. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 9 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

esporte Indefinição Há 9 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

brasil Brasil Há 5 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

economia Carrefour Há 7 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

fama MAIDÊ-MAHL Há 10 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 9 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

fama Segunda chance Há 22 Horas

Famosos que sobreviveram a experiências de quase morte

esporte Campeonato Brasileiro Há 23 Horas

Veja o que o São Paulo precisa fazer para se garantir na Libertadores de 2025

brasil São Paulo Há 9 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Documentário Há 1 Hora

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly