Delator da Odebrecht desmente versão da OAS, diz defesa de Lula

Com base nisso, advogados do ex-presidente protocolaram, na tarde desta sexta (16), petição pedindo a absolvição do petista e a nulidade do caso do tríplex

© Ueslei Marcelino / Reuters

Política Lava Jato 16/03/18 POR Folhapress

Às vésperas do julgamento dos recursos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), sua defesa protocolou na tarde desta sexta (16) petição pedindo a absolvição do petista e a nulidade do caso do tríplex em Guarujá (SP), com base no que um ex-diretor da Odebrecht que se tornou delator disse em um depoimento recente.

PUB

Em depoimento ao juiz Sergio Moro no dia 23 de fevereiro, o ex-diretor da empreiteira Márcio Faria afirmou que, nos acertos entre as construtoras que participaram dos contratos firmados pelo consórcio Rnest/Conest com a Petrobras, coube à Odebrecht pagar a propina que seria destinada ao ex-diretor de Serviços da estatal, Renato Duque, e ao PT.

Com isso, argumentam os advogados de Lula, ficaria demonstrado que a empreiteira OAS não teve nenhuma responsabilidade por pagamentos destinados ao PT nesse contrato, um dos aspectos centrais da denúncia da Procuradoria-Geral da República que levou à condenação de Lula por corrupção passiva no caso do tríplex.

+ Filho de Bolsonaro apaga tuíte de condolências à família de Marielle

O ex-presidente da OAS Léo Pinheiro afirmou que as despesas com a reforma do tríplex eram parte dos pagamentos que ele acertara com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto para garantir seus contratos na Petrobras. Em declaração à Justiça após a condenação de Lula, Vaccari afirmou que não fez nenhum acordo desse tipo com o empreiteiro.

Moro condenou Lula no ano passado a 9 anos e 6 meses de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro. Em janeiro, o TRF-4 manteve a condenação e aumentou sua pena para 12 anos e um mês de prisão.

Na mesma petição, a defesa do petista juntou vídeos e declarações que demonstrariam o que chama de "insólita participação de autoridades norte-americanas na construção do caso Lava Jato e no encaminhamento do processo relativo ao apartamento tríplex".

Os advogados citam declarações de Kenneth Blanco, então vice-procurador-geral adjunto do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, e Trevor Mc Fadden, então subsecretário-geral de Justiça adjunto interino dos EUA, durante evento sobre o combate à corrupção no Brasil e a cooperação com a Lava Jato, em julho do ano passado.

"Tal confiança, como alguns aqui dizem confiança, permite que promotores e agentes tenham comunicação direta quanto às provas. Dado o relacionamento íntimo entre o Departamento de Justiça e os promotores brasileiros, não dependemos apenas de procedimentos oficiais como tratados de assistência jurídica mútua, que geralmente levam tempo e recursos consideráveis para serem escritos, traduzidos, transmitidos oficialmente e respondidos", disse Blanco no evento, realizado pelo Atlantic Council, em Washington.

Ele cita a condenação do ex-presidente Lula como um dos casos resultantes da cooperação com o Ministério Público Federal.

Os advogados do ex-presidente dizem que a cooperação, "sem qualquer registro e realizada fora dos canais oficiais", não é compatível com o decreto que estabeleceu o Acordo de Assistência Judiciária em Matéria Penal entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo dos Estados Unidos da América, de outubro de 1997.

O acordo diz que toda solicitação de assistência em matéria penal aos Estados Unidos deve ser feita pelo Ministério da Justiça. "No processo, todavia, e ao que se tenha conhecimento, inexiste qualquer registro da participação do ministério na cooperação confessada pelos agentes norte-americanos", afirma a defesa de Lula.

Os advogados pedem que o Ministério Público Federal seja notificado a esclarecer o que chamam de "inusitada forma de cooperação sem a observância dos "procedimentos oficiais" e baseada na "confiança" especificamente sobre o caso de Lula". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 14 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 15 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 10 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos