Índios do sul da Bahia pedem audiência com ministro da Justiça

Quarenta caciques do sul da Bahia fizeram na manhã desta terça-feira (11) um ato em frente ao Ministério da Justiça para conseguir audiência com o ministro José Eduardo Cardozo. A região é marcada por conflitos entre fazendeiros e índios em disputa por uma área de 47,3 mil hectares.

© Agência Brasil

Brasil Indígenas 11/03/14 POR Agência Brasil

“Nosso objetivo é falar com o ministro para acelerar os processos fundiários da região, onde há muitos conflitos entre índios e produtores rurais, que têm gerado mortes. Precisamos que o governo tome uma solução antes que mais sangue derrame lá por causa da situação crítica”, disse o cacique Aruã Pataxó.

PUB

A área de 47.376 hectares (1 hectare corresponde a 10 mil metros quadrados, equivalente a um campo de futebol oficial) foi delimitada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) em 2009. Desde a delimitação, os tupinambás cobram que o Ministério da Justiça emita a portaria declaratória, reconhecendo-a como território tradicional indígena.

Segundo o cacique, as lideranças indígenas permanecerão no local até conseguir audiência com o ministro. “Pedimos audiência há 30 dias com o ministro, mas até agora não teve solução. Vamos ficar aqui até que o ministro nos receba”, disse. De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a audiência foi agendada para às 18h30 de hoje, mas a assessoria do ministério não confirmou a reunião até o fechamento desta matéria.

Homens da Força Nacional de Segurança Pública foram enviados para o Sul da Bahia em agosto de 2013, com o objetivo de garantir a segurança e prevenir o agravamento dos conflitos entre índios e produtores rurais. Os militares permanecem na área até o momento.

“Hoje temos um litígio no Sul da Bahia. Ainda não tem portaria homologatória [da terra indígena]. Só temos um laudo, devolvido há pouco pelo ministro da Justiça à Funai, para que sejam esclarecidos alguns pontos. Devido a esses problemas, a Força Nacional está em apoio às Forças Armadas [na região]”, disse a secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Corte de gastos Há 13 Horas

Haddad anuncia isenção de IR para renda até R$ 5 mil e corte de gastos

fama VIIH-TUBE Há 10 Horas

Ravi, filho de Viih Tube e Eliezer, é internado em São Paulo

mundo EUA Há 2 Horas

Homem dado como morto e cremado pela família é encontrado vivo nos EUA

fama Canadá Há 11 Horas

Ator Julien Arnold morre no palco durante apresentação no Canadá

mundo Índia Há 11 Horas

Indicação errada do Google Maps termina em tragédia na Índia

fama Coração partido Há 20 Horas

Amor e perda: Celebridades que morreram de coração partido

politica JAIR-BOLSONARO Há 4 Horas

Bolsonaro considera pedir refúgio em embaixada caso seja condenado

mundo Tragédia Há 12 Horas

Adolescente de 17 anos é morta por porcos em fazenda na Rússia

fama Revelação Há 2 Horas

Gracyanne Barbosa revela verdadeiro motivo para fim do casamento com Belo

mundo Viagem Há 13 Horas

Mensagem em garrafa lançada há 16 anos no Brasil é achada na Austrália