'Calor mortífero' pode chegar aos EUA já em breve

Calor extremo foi definido como o período quente que dura por três ou mais dias com a temperatura atingindo níveis recordes

© Unsplash

Mundo Mudança 20/03/18 POR Notícias Ao Minuto

Cientistas norte-americanos chegaram à conclusão que as mudanças climáticas provocadas pelas atividades humanas farão com que em 2020 a Califórnia e o sudoeste dos EUA sejam afetados com frequência por um calor extremo, escreve o portal EurekAlert!.

PUB

Especialistas da Escola Rosenstiel de Ciência Marinha e Atmosférica (RSMAS), em Miami, analisaram modelos climáticos e dados meteorológicos entre o período dos anos de 1900 e 2010. Baseando-se nos resultados, cientistas prognosticaram o aumento da temperatura do ar nos meses de verão até o fim do século XXI.

+ Líder turco diz que vai expandir ação contra curdos

O calor extremo foi definido como o período quente que dura por três ou mais dias com a temperatura atingindo níveis recordes.

Os autores do estudo sublinham que o aquecimento global será o fator principal a causar ondas de calor na região dos Grandes Lagos até 2030 e nas Grandes Planícies até os anos 2050-2070. Cientistas alertam que o fenômeno provocará aumento da mortalidade entre as pessoas que são menos tolerantes a altas temperaturas.

Anteriormente, especialistas em clima avisaram que mais de cinco milhões de pessoas perderiam abrigos até o ano de 2100 devido ao aumento do nível do mar, mesmo que o Acordo de Paris sobre o clima seja cumprido e o planeta se aqueça apenas em 1,5 ou 2°C.

"Acostumamos a acreditar que o Acordo de Paris pode nos salvar de todos os problemas, ligados ao aquecimento global. Porém, conseguimos demonstrar que mesmo que todos os compromissos do acordo sejam cumpridos, habitantes de muitas regiões costeiras da Terra terão que enfrentar o crescente nível do mar e inundações", disse o climatologista da Universidade de Princeton, EUA.

Em outras ocasiões, cientistas internacionais também avisaram que muitas espécies de plantas começarão a desaparecer à medida que a temperatura da Terra aumente em 2°C. Com informações do Sputnik

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 23 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 5 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Confusões Há 23 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer

mundo Estados Unidos Há 6 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Saúde Há 21 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Hollywood Há 20 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 6 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

esporte Futebol Há 22 Horas

Quanto o Palmeiras recebeu e quanto ainda tem a receber por Estêvão

economia Bahia Há 6 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD