© Reuters
O fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, foi convocado nesta terça-feira (20) pela Comissão parlamentar britânica. Ele deve comparecer a uma audiência na qual terá que se explicar sobre a suposta utilização ilegal de dados de milhões de usuários da rede social pela companhia Cambridge Analytica.
PUB
Conforme relata o Correio da Manhã, a rede social mais popular em todo o mundo vem amargando uma série de problemas com governos de diversos países. O presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, também descreveu as acusações como uma "violação inaceitável dos direitos dos cidadãos", indicando a necessidade de uma investigação completa.
+ Escândalo de violação de dados põe Facebook em xeque
Entenda o caso
A Cambridge Analytica é suspeita de recolher, através do Facebook, informações sobre eleitores e empregá-las para fins políticos nas eleições de 2016, não apenas nas campanhas de Donald Trump, mas também em prol dos defensores do Brexit.
“Da perspectiva da União Europeia, o mau uso de dados pessoais de utilizadores do Facebook para fins políticos, se confirmado, é inadmissível”, declarou a comissária europeia da Justiça Vera Jourova, em comunicado reproduzido pelo jornal. Ela vai aos Estados Unidos ainda esta semana, para se reunir com os diretores do Facebook, que nega as acusações, e com o governo norte-americano.