© Reuters
O ovo de chocolate é uma das atrações da Páscoa. Mas é preciso redobrar o cuidado para que não fique ao alcance dos cães e gatos. O chocolate contém a teobromina, uma substância presente no cacau da família da cafeína que pode levar à intoxicação grave.
PUB
“Se for consumido em grande quantidade, o produto pode causar vômito, sangramentos, alterações cardíacas e levar à morte”, alerta o veterinário da Petz Italo Cássio.
+ Saiba quando é indicado o uso do suplemento alimentar
Ele orienta que todos da família sejam informados sobre os riscos e que mantenham os ovos bem guardados. “Há casos de acidentes em que os pets pegam o doce que foi deixado em local de fácil acesso e chegam a clínica com um grau de intoxicação bem grande”, afirma o veterinário.
Quantidade tóxica
Quanto mais cacau presente no chocolate, maior vai ser a quantidade dessa substância e, consequentemente, maior o risco de intoxicação.
Uma dose tóxica é em torno de 100 miligramas por quilo de peso do animal. Por exemplo, se o pet pesa dois quilos, 13 gramas de chocolate já podem causar uma grave intoxicação. Caso pese mais de 30 kg, 200 gramas já são suficientes para ter problemas.
Sinais de alerta
O agravante, segundo ele, é que a teobromina fica presente por 24 horas no organismo, dificultando o início do tratamento. “Como não há uma medicação que tenha função de antídoto, muitos pets precisam de suporte e internação, têm gastroenterite, vômito, diarreia, tremores, hipertemia e convulsão, que é um dos grandes males que pode causar”, explica o Dr. Italo.
Os sinais clínicos variam bastante, mas vômito e diarreia são os mais comuns. Além de beber bastante água, fazer muito xixi, podem ter arritmia cardíaca. Caso observe qualquer desses sinais, procure o médico veterinário imediatamente.
Outros riscos
Além disso, há o risco do açúcar e das gorduras, por causa do diabetes e obesidade, como também por formação de tártaro, cáries e até perda do dente. Outro problema é a lactose, substância presente no leite que nem sempre é bem tolerada por cães e gatos, podendo provocar manifestações alérgicas na pele, vômitos e diarreia. O acúmulo de açúcar pode levar a diabetes, catarata diabetogênica, pancreatite, problemas nervosos e problemas dentários.
Fórmula especial
Para quem quer brincar e comemorar a Páscoa com os bichinhos de estimação, a Petz oferece ovos especiais próprios para bichinhos de estimação. Feito à base de lecitina de soja, o produto possui o aroma da guloseima, mas não o princípio ativo do cacau. O preço é R$ 14,99, na embalagem de 50 gramas.