Prolongar a amamentação previne doenças respiratórias no bebê

Embora muitos especialistas defendam este método como uma válida medicina alternativa, outros refutam a sua eficácia

© Shutterstock

Lifestyle Leite Materno 21/03/18 POR Notícias Ao Minuto

“Os bebês alimentados exclusivamente com leite materno têm até cerca de 33% menos casos de respiração ofegante durante o primeiro ano de vida”. Foi esta a conclusão de uma pesquisa que será apresentada durante um encontro de especialistas para abordar a importância da prevenção das doenças pulmonares nos bebês tanto nos seus primeiros anos de vida como a posteriori.

PUB

Segundo os investigadores, restringir a alimentação do bebê a leite materno nos primeiro semestre de vida é uma forma de o proteger de posteriores doenças como respiratórias, que são das principais causas de hospitalização durante a infância.

Quanto a mães com asma, os especialistas garantem que não há problemas para o bebê - pelo contrário, “são os que mais beneficiam das propriedades da alimentação exclusiva com leite materno quanto à prevenção de doenças respiratórias.

Outra conclusão relevante do presente estudo tem a ver com o fato de os bebês do sexo masculino terem maior risco de desenvolver doenças respiratórias, necessitando de quase o dobro da atenção médica do que os do sexo feminino.

A conclusão da pesquisa será apresentada na 13ª edição do Simpósio Internacional de Aleitamento Materno promovido pela Medela, que acontece em Paris nos dias 22 e 23 de março.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Saúde masculina 03/11/24

Passos simples para potencializar a sua testosterona

Lifestyle Sono 03/11/24

Não consegue adormecer? Seguir o conselho de um médico pode ajudar

Lifestyle Câncer 03/11/24

Tipos de câncer que estão martirizando as gerações mais jovens

Lifestyle Horóscopo 03/11/24

Será que você tem tendência à depressão? Seu signo pode te ajudar a saber

Lifestyle Japão 03/11/24

O mistério surpreendente (e sinistro) do Mar do Diabo no Japão