Crivella circula em carro oficial com 'placa fria'

Veículo é invisível nos cadastros do Denatran e das polícias Rodoviária Federal e Civil

© Reprodução

Política Irregularidades 22/03/18 POR Notícias Ao Minuto

O veículo utilizado atualmente pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcello Crivella, com a placa LTU7690, não pode ser localizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) - autoridade máxima do trânsito no país - ou pelas polícias Rodoviária Federal e Civil, órgãos públicos de fiscalização e segurança.

PUB

De acordo com informações do portal G1, apenas um órgão tem acesso às informações do veículo: o Detran do Rio de Janeiro.

É que o político resolveu adotar a chamada placa reservada, o que é ilegal, já que, conforme o artigo 116 do Código de Trânsito, elas só podem ser usadas pela "União, por estados e pelo Distrito Federal em serviço reservado de caráter policial", o que não é o caso da prefeitura do Rio.

“Além de ser uma ilegalidade que ele está cometendo, é um ato de imoralidade, no quesito de probidade administrativa, o prefeito do município, ele deve dar o exemplo”, disse Maurício Januzzi, presidente da Comissão de Trânsito da OAB-SP. “Esses veículos que são fantasmas, com placas frias, como se costuma dizer, são para um trabalho específico de investigação policial para apuração de crimes, ao que se consta o prefeito não tem essa função”, completou.

+ Lula conta com escolta do MST em caravana pelo Rio Grande do Sul

+ Após bate-boca com Gilmar, Barroso envia carta a Cármen Lúcia

O presidente da Comissão de Trânsito da OAB-RJ, Armando de Souza, também criticou a atitude. “Isso contraria o Código de Trânsito Brasileiro, viola o princípio constitucional da transparência da administração pública, e requer por parte do Ministério Público uma apuração sobre as condições em que esses veículos estão circulando pela cidade”, explicou.

“Em uma eventualidade de um acidente, ele somente vai dificultar a apuração do responsável. No caso de infrações de trânsito, como vai se identificar o motorista infrator? Isso tudo vem a dificultar a responsabilidade de quem está dirigindo esse carro pelo cometimento de uma infração ou de um acidente de trânsito”, reforçou ele.

O G1 lembrou que, em 2017, o carro usado por Crivella se envolveu em acidente e, à época, ficou constatado que o veículo tinha 55 multas, sendo 38 por excesso de velocidade e sete por avançar o sinal vermelho.

Em nota, a prefeitura disse que a placa foi trocada "por questão de segurança e que o registro foi realizado após solicitação da Casa Militar do prefeito ao governo do estado".

A nota afirma ainda que o artigo 115 do Código de Trânsito autoriza o uso de placas especiais. “A prefeitura do Rio informa que o artigo 115, parágrafo terceiro, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dispõe sobre a prerrogativa de placas especiais”.

O Denatran, no entanto, explicou que as placas previstas no artigo 115 não são as reservadas - popularmente chamadas de placas frias -, são as oficiais, usadas por autoridades, como governadores e prefeitos, e que devem ter o fundo preto.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 19 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 19 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 18 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 20 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 20 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 20 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 19 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 20 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 18 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia