F-1 começa temporada sem brasileiros pela primeira vez em 48 anos

Neste domingo (25), às 2h10 (de Brasília), quando os carros se alinharem para a largada, pela primeira vez em 48 anos não haverá brasileiros na disputa pelo título da principal categoria do automobilismo

© REUTERS

Esporte GP 24/03/18 POR Folhapress

A ausência do verde e amarelo entre os torcedores de várias nacionalidades que chegam em Melbourne, na Austrália, para a primeira etapa da temporada 2018 da F-1 é algo que deve repetir ao longo de todos os 21 GPs deste ano.

PUB

Neste domingo (25), às 2h10 (de Brasília), quando os carros se alinharem para a largada, pela primeira vez em 48 anos não haverá brasileiros na disputa pelo título da principal categoria do automobilismo.

Desde a estreia de Emerson Fittipaldi na F-1, em 1970, o Brasil sempre teve pelo menos um piloto defendendo o país nas pistas. A sequência se manteve até o GP de Abu Dhabi do ano passado, quando Felipe Massa deu adeus à F-1 definitivamente, após ter adiado sua aposentadoria por um ano a pedido da equipe Williams, em 2016.

Além de Massa, outros 30 brasileiros correram na F-1 nesse período, sendo que três conquistaram o título do campeonato de pilotos.

O pioneiro foi Emerson Fittipaldi, vitorioso em 1972 e 1974. Ele foi seguido por Nelson Piquet, tricampeão (1981, 1983 e 1987), e Ayrton Senna, que chegou a ser o mais jovem tricampeão da F-1 (1988, 1990 e 1991), aos 31 anos –recorde quebrado em 2012 pelo alemão Sebastian Vettel, que tinha 25 anos.

Após a morte de Senna, em 1994, o entusiasmo do brasileiro pelo esporte perdeu força, mas o hábito de ficar ligado na TV aos domingos torcendo pelo país nas pistas permaneceu. Havia a esperança de que mais um título poderia ser conquistado por Rubens Barrichello ou, mais tarde, por Felipe Massa.

Rubinho ficou com vice-campeonato em duas temporadas (2002 e 2004), quando corria pela Ferrari. A posição do brasileiro como o segundo piloto da escuderia italiana nunca lhe foi favorável. Nas duas ocasiões, perdeu o título para seu companheiro de equipe, Michael Schumacher. 

Em 2008, a torcida do Brasil era por Felipe Massa, que, também pela Ferrari, teve chance real de conquistar o título. Ele chegou a liderar o campeonato, que foi decidido apenas na penúltima curva da última volta do GP do Brasil, em Interlagos -a última etapa daquele ano.

Apesar da vitória de Massa, Lewis Hamilton levou o campeonato por apenas um ponto, graças a uma ultrapassagem que o levou à quinta posição, conquistando, assim, os pontos necessários para tirar o título das mãos do brasileiro.

TORCIDA PERDE O GÁS

A participação do público brasileiro no GP da Austrália do ano passado era movida por Felipe Massa, que terminou a corrida em Albert Park em sexto lugar.

Era nítida a empolgação dos torcedores do país, que lotavam os pubs da cidade nos dias anteriores ao da corrida.

Hoje, quase não se vê torcedores do Brasil nas lojas temáticas da F-1 ou nos bares. Alguns brasileiros que vivem em Melbourne disseram à reportagem que não há motivo para ir ao GP, uma vez que não há por quem torcer.

A expectativa pela volta do Brasil à categoria está com o mineiro Sérgio Sette Camara Filho, filho do atual presidente do Atlético-MG, o advogado Sérgio Sette Câmara.

O piloto de 19 anos faz a pré-temporada da F-2, principal categoria de acesso à F-1, pela equipe britânica Carlin. No ano passado, ele se destacou na Copa do Mundo de F-3, em Macau, e despertou a atenção para um possível convite para a temporada 2019. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 14 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 15 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 10 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos