Em meio a escândalo, Facebook enfrenta perda de anunciantes

Rede social enfrenta a maior crise de imagem de sua história

© Getty Images

Tech Em queda 23/03/18 POR Folhapress

Em paralelo à maior crise de imagem de sua história, o Facebook também enfrenta uma perda de anunciantes, que pode ter forte impacto sobre seu faturamento.

PUB

Nos últimos dias, Mozilla, a empresa por trás do navegador de internet, Sonos, uma fabricante de caixas de som inteligentes, e o banco alemão Commerzbank deixaram de usar a plataforma em suas estratégias publicitárias.

Executivos do Mozilla disseram que as mudanças nos controles de segurança anunciadas pelo presidente e cofundador do Facebook, Mark Zuckerberg, apontam para o caminho certo, mas que só voltariam a anunciar na rede social quando ela "adotar atitudes mais fortes com relação ao compartilhamento dos dados de seus usuários". 

O Commerzbank, a segunda maior instituição financeira da Alemanha, disse que estava suspendendo anúncios por desconfiar de mecanismos de segurança da firma.

Enquanto isso, a Sonos decidiu fazer só uma pausa de uma semana em suas ações publicitárias no Facebook, mas acendeu um sinal de alerta no mercado ao tomar essa mesma medida em relação ao Instagram, outra firma do grupo de Zuckerberg, além do Google e do Twitter.

Num setor tão dependente de verbas publicitárias, uma revolta de anunciantes gerada pela quebra de confiança no "big tech" pode ter impacto catastrófico  -98% do faturamento do Facebook vem de anúncios, por exemplo.

"Este é o momento de termos discussões difíceis e de apoiar aqueles que fazem avançar as coisas num esforço para nos tornarmos melhores tecnólogos e consumidores mais educados da tecnologia", diz uma nota da Sonos.

Importantes agências de publicidade também vêm ameaçando o Facebook em nome de seus clientes. Lideranças do grupo britânico ISBA, que detém as contas de alguns gigantes como Unilever, McDonald's e Adidas, chegaram a se reunir com executivos da rede social para exigir uma mudança de atitude.

Numa carta a seus clientes divulgada pela CNN, o grupo disse que a proteção de dados já se tornou prioridade para o Facebook e que "eles têm muito trabalho a fazer".

O diretor da agência M&C Saatchi, uma das maiores do Reino Unido, também disse que a paciência de seus clientes havia chegado ao limite. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jason de Souza Junior Há 9 Horas

Ex-participante do Masterchef é preso por estupro de menina de 12 anos

fama Gabriel Freitas Há 18 Horas

Influenciador morre aos 37 anos após luta contra obesidade

mundo Vídeo Há 18 Horas

Mulher causa briga generalizada em voo após aeromoça não servir bebida

fama reataram Há 19 Horas

Yuri Lima se declara para Iza e casal anuncia reconciliação

mundo EUA Há 20 Horas

Homem que morreu em explosão de Tesla era soldado do Exército dos EUA

brasil Mega da Virada Há 18 Horas

Técnica de enfermagem confunde resultado e comemora "ganho" na Mega

fama Bebê Há 21 Horas

Gisele Bündchen deixa barriga de grávida em evidência em novas fotos

fama Diplo Há 19 Horas

Diplo admite estar sob o efeito de LSD ao vivo na CNN

esporte Futebol Há 22 Horas

Rodri se incomoda após Cristiano Ronaldo alegar injustiça a Vini Jr: 'Ele sabe como funciona'

mundo nova orleans Há 19 Horas

Autor de atropelamento recebeu medalha por luta contra o terrorismo