Hamilton é pole com volta mais rápida da história no GP da Austrália

Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel ficaram em segundo e terceiro, respectivamente

© REUTERS

Esporte Voo 24/03/18 POR Folhapress

Atual campeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton iniciou a temporada 2018 com o pé direito, conquistando a pole position do Grande Prêmio da Austrália na madrugada deste sábado (24) com direito a recorde. O piloto britânico liderou o Q1 do treino classificatório, ficou em segundo no Q2, mas registrou o melhor tempo do Q3 para garantir a primeira posição na largada da prova de domingo (25), no circuito de Albert Park em Melbourne.

PUB

Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel ficaram em segundo e terceiro, respectivamente.

O piloto da Mercedes fez 1min21s164, melhor marca da história do autódromo e com larga vantagem grande para o 1min21s828 de Raikkonen e o 1min21s838 de Sebastian Vettel. Depois das duas Ferraris ficaram as Red Bulls de Verstappen (1min21s879) e Daniel Ricciardo (1min22s152).

O Q1 teve Lewis Hamilton terminando no topo e a ascensão das Ferraris, que haviam ficado em quarto e quinto nos treinos livres de sexta-feira e já tinham ido bem no terceiro treino livre, também realizado no sábado. Raikkonen encerrou a primeira parte da atividade na segunda colocação, seguido de Sebastian Vettel. As duas Red Bulls, Max Verstappen e Daniel Ricciardo, completaram o top 5. Parceiro de Hamilton, Bottas foi apenas o nono.

Os eliminados na primeira parte foram os dois pilotos da Toro Rosso, Brendan Hartley (16º) e Pierre Gasly (20º), a dupla da Sauber, Marcus Ericsson (17º) e Charles Leclerc (18º) e o substituto de Felipe Massa na Williams, Sergey Sirotkin (19º).

Hamilton continuou no topo na abertura do Q2, chegando a abrir quase meio segundo de vantagem para Raikkonen, porém Vettel aproveitou a última volta que teve para ser o primeiro piloto a registrar uma volta nada casa do 1min21s, com 1min21s944, e concluir a etapa na primeira posição.

Hamilton ficou em segundo, com 0s107 a menos que Vettel, seguido de perto por Bottas (+0s145), que teve melhora significativa em relação ao começo do treino. Inicialmente em segundo Raikkonen acabou a etapa em quinto, pois Verstappen também o superou e ficou em quarto - Ricciardo foi o sexto.

Se despediram no Q2 as duplas de McLaren e Force India, assim como Lance Stroll, da Williams. Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne ficaram em 10º e 11º, respectivamente, seguidos por Sergio Perez (13º), Stroll (14º) e Ocon (15º).

O Q3 começou e logo teve bandeira vermelha, pois Bottas abusou da ousadia na curva 2 e perdeu o controle do carro, que bateu com a traseira no muro e teve seu lado direito despedaçado, sujando toda a pista. O finlandês saiu ileso do acidente, mas foi obrigado a passar por um teste médico.

Por conta dos danos ao carro, será necessária a troca de câmbio antes da corrida, o que fará com que Bottas perca cinco posições no grid. Após a corrida, o piloto explicou que a grama úmida por conta da chuva que caiu antes do treino classificatório contribuiu para que ele perdesse controle após a realização de uma curta mais aberta do que o ideal.

Na continuação, Hamilton voltou com tudo e não deu chances para a concorrência, terminando com folgas com o melhor tempo do dia: 1min21s164. A última volta do britânico deixou o trio Raikkonen, Vettel e Verstappen a mais de meio segundo de distância. Segundo, terceiro e quarto colocados, respectivamente, os três pilotos ficaram na casa do 1min21s800. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 21 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 20 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 22 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 22 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 21 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 20 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia