© Dado Ruvic/Reuters
Pesquisadores da Avast descobriram um novo golpe aplicado a usuários do Facebook. Por meio de contas falsas identificadas com fotos de mulheres atraentes, cibercriminosos convencem as suas vítimas a baixar o app Kik Messenger, que invade o dispositivo e rouba informações.
PUB
Como explica o Olhar Digital, o maior número de casos do golpe foi registrado no Oriente Médio, mas países como Estados Unidos, França, Alemanha e China também registraram vítimas.
+ Samsung admite problema no touch de seus modelos top de linha
De acordo com a publicação, os criminosos entram em contato com as suas vítimas pelo Messenger do Facebook e as incentivam a baixar o outro aplicativo de bate-papo para continuarem conversando. A pessoa acabava baixando um aplicativo falso do Kik Messenger, que possui um malware de espionagem.
A equipe do Avast afirma que o malware é capaz de roubar contatos, registros de chamadas, SMS, fotos, dados do dispositivo e geolocalização, além de acessar o sistema de arquivos do aparelho e gravar áudio.
Para não cair no golpe, o internauta não deve seguir instruções de estranhos, abrir links ou arquivos suspeitos, e só fazer o download de aplicativos na loja dos smartphones.