Estudante transexual é vítima de agressão dentro da UFPE

Após fazer denúncia no Facebook, vítima recebe novas ameaças

© Reprodução/Facebook

Justiça transfobia 25/03/18 POR Notícias Ao Minuto

Em um relato no Facebook, uma estudante transsexual afirmou ter sido vítima de violência no campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Dália Costa saía de um evento para a comunidade LGBT dentro da instituição, na noite de sexta-feira (23), quando foi atacada.

PUB

Segundo o relato, Dália saiu da aula no cursinho pré-vestibular, no Vestibular Solidário, da UFPE, e foi para um aulão cultural promovido pela Diretoria LGBT da universidade. A jovem disse ter sido abordada por um homem durante o evento.

“Um homem cis interrogou se eu era mulher ou não, olhando para mim e minhas amigas. Afirmei ser mulher. O mesmo debochou e imediatamente olhei para o homem e falei ‘diga se eu não sou mulher! Diz olhando para mim e que eu não sou mulher’”, escreveu Dália.

A agressão física ocorreu dentro do Centro de Educação e Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) do campus Recife da UFPE.

"Ainda estou psicologicamente afetada. Jogaram primeiro uma pedra. Não bateu em mim. Quando eu olho, já foram me agredindo no rosto. Eu perdi a visão, não consegui identificar quem eram os agressores", disse a estudante ao G1. Segundo ela, os agressores apalparam as nádegas dela e fizeram ameaças.

O boletim de ocorrência foi registrado pela jovem nesse sábado (24) na Central de Plantões da Capital, no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife. Ela foi encaminhada para fazer exame de corpo de delito.

“Fazia tempo que eu não chorava, e hoje eu chorei. Chorei com vergonha de chegar em casa e olhar para minha mãe com um rosto que não é meu. Mulher negra, trans, feminista e periférica. Humilhada, agredida e assediada”, concluiu Dália no Facebook.

+ MT: mulher manda amante matar o marido e depois encomenda a morte dele

A jovem revelou ter recebido ameaças após compartilhar o post nas redes sociais.

Em nota, a Diretoria LGBT da UFPE expressou “total indignação por mais um lamentável episódio de transfobia”. O órgão contou que a estudante chegou a denunciar a ameaça ainda dentro do evento.

“Na ocasião, fomos procuradas por uma estudante do Vestibular Solidário, cursinho preparatório para o ENEM, que nos informou que havia sofrido discriminação e violência verbal/ simbólica por parte de um homem cisgênero ainda não identificado. De imediato, paramos as apresentações e repudiamos publicamente e enfaticamente as atitudes do agressor”, diz a nota.

Leia a íntegra dos posts:

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-PF Há 22 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 7 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

politica Polícia Federal Há 7 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

brasil Brasil Há 3 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 23 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Oscar Há 23 Horas

Fernanda Torres tem pico de interesse no Google com Oscar e 'Ainda Estou Aqui'

economia Carrefour Há 5 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

fama Segunda chance Há 20 Horas

Famosos que sobreviveram a experiências de quase morte

justica Itaúna Há 7 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

esporte Campeonato Brasileiro Há 21 Horas

Veja o que o São Paulo precisa fazer para se garantir na Libertadores de 2025