Carreira: dicas para conquistar o primeiro emprego e dar um novo passo
Saiba como dar os primeiros passos na carreira ou conquistar uma nova posição.
Carreira: como conquistar o primeiro emprego ou dar um novo passo?
Reunimos algumas dicas para você que está começando a carreira ou para você que quer alcançar o próximo degrau. Não perca essa oportunidade. Clique e confira!
© Shutterstock
Estudantes Universitários
Se você é universitário e está procurando pelo primeiro emprego, o estágio pode ser um ótimo começo.
© Shutterstock
Oportunidades de estágio
Um dos caminhos é buscar informação na própria universidade onde você estuda, sobre empresas parceiras que oferecem vagas de estágio para alunos. Quem sabe você não consegue algo na sua área ainda durante o curso?
© Shutterstock
Oportunidades de estágio
Outra possibilidade é entrar nos sites das empresas onde você gostaria de fazer um estágio e se cadastrar na sessão de oportunidades de trabalho.
© Shutterstock
Oportunidades de estágio
Se, por acaso, a empresa que você procura não possuir essa opção no site, você pode enviar um e-mail para o serviço de informações gerais falando sobre seu interesse e solicitando algum contato na área de Recursos Humanos.
© Shutterstock
Trabalho voluntário
Se está um pouco complicado de conseguir um estágio, que tal apostar em um trabalho voluntário para começar a carreira? Instituições como a AIESEC, por exemplo, oferecem algumas oportunidades nesse sentido.
© Shutterstock
Trabalho voluntário
Embora não haja remuneração, você vai ganhar experiência e dar uma valorizada em seu currículo para buscar outras oportunidades futuramente.
© Shutterstock
Recém-formados
Muita gente termina o curso de graduação na universidade e fica sem saber por onde começar no mercado de trabalho. Se esse é seu caso, fique ligado nas dicas a seguir.
© Shutterstock
Busque uma especialização
Se a sua área de formação for muito abrangente, que tal buscar especialização em uma atividade? Isso pode ajudar na sua colocação profissional em uma empresa.
© Shutterstock
Programas de trainee
Boa parte das grandes empresas oferecem programas de trainee. Existe uma categoria específica para jovens que acabaram de se formar. Quer saber como funciona? Veja a seguir!
© Shutterstock
Programa de trainee tradicional
O programa tradicional tem foco em jovens com alto potencial para liderança e que tenham fluência em inglês. Quem domina outros idiomas sai em vantagem em relação aos outros candidatos.
© Shutterstock
Em busca de uma nova posição?
Há profissionais que já passaram por algumas empresas, mas querem dar um novo passo rumo a uma carreira executiva. Se é seu caso, veja só a dica que se segue.
© Shutterstock
Programa de trainee sênior
Este programa é bastante comum em empresas multinacionais. Jovens com uma média de 3 anos de experiência profissional são recrutados para essa posição, que tem por objetivo prepará-los para ocupar cargos de gestão em curto ou médio prazo.
© Shutterstock
Programa de trainee sênior
Por essa razão, ter experiência prévia é indispensável nessa modalidade do programa. Além disso, na maioria dos processos seletivos, é exigido domínio de um segundo idioma, além do inglês, e também um curso de pós-graduação.
© Shutterstock
Experiência internacional
Se nesse momento da sua vida o que você busca é uma experiência internacional, também temos uma boa dica!
© Shutterstock
Programa de trainee internacional
Esse programa é oferecido por algumas empresas multinacionais. Os candidatos contratados têm a chance de trabalhar em um país diferente.
© Shutterstock
Programa de trainee internacional
Há também a possibilidade de mudar de país ao longo do Programa de Trainee Internacional, dependendo dos objetivos da empresa.
© Shutterstock
Áreas técnicas
Se você é profissional de áreas mais técnicas como engenharia, finanças ou compras, também é possível encontrar programas de trainee específicos para essas áreas.
© Shutterstock
Programa de trainee técnico
Essa modalidade do programa é focada em buscar líderes sucessores para áreas técnicas bem específicas. Nesse caso, a dica é fazer uma pesquisa nos sites das grandes empresas que são referências na sua área.
© Shutterstock
Benefícios dos programas de trainee
Além de ser uma oportunidade de trabalhar em uma grande empresa, possui também uma boa remuneração e um plano de carreira na linha executiva. Normalmente os programas de trainee também incluem uma série de treinamentos.
© Shutterstock
Treinamentos
Os treinamentos são importantes não só para o desempenho da função na empresa, mas para o seu desenvolvimento de uma forma geral.
© Shutterstock
Como encontrar a oportunidade como trainee?
Você pode buscar por informações diretamente no site das empresas que te interessam, em portais na Internet como o Trainee Programs ou ainda em redes sociais focadas na carreira, como é o caso do LinkedIn.
© Shutterstock
Melhores empresas
Outra dica é dar uma olhada na lista da Forbes com as maiores empresas do mundo. Você vai entender melhor o ramo de atuação e depois pode fazer uma pesquisa focada em processos seletivos, abertos nas que mais lhe interessam.
© Shutterstock
Dicas durante a seleção
Agora que já vimos alguns caminhos para você encontrar o primeiro emprego ou dar um novo rumo para sua carreira, vamos falar de uma etapa muito importante, que é o processo seletivo.
© Shutterstock
Currículo: foco
Uma das grandes armadilhas na hora de preparar o currículo é não ter um foco claro. Seja objetivo em relação ao que você procura e ao treinamentos e experiências que eventualmente tenha na área.
© Shutterstock
Currículo: veracidade das informações
Seja sempre honesto com as suas habilidades e as suas questões a serem desenvolvidas. Dizer que você é fluente em um idioma quando isso não é verdade, é só adiar um problema. Mesmo que você passe da seleção inicial, na fase da entrevista vai pegar mal com o RH e pode fechar as portas para futuras seleções.
© Shutterstock
Currículo: formatação e revisão
Evite cores e fontes extravagantes na formatação do currículo e lembre-se que menos é mais. Além disso, revise sempre antes de enviar. Erros de ortografia podem ser fatores eliminatórios.
© Shutterstock
Seleção: redes sociais
Muitas empresas buscam os perfis dos candidatos em redes sociais para verificar se os pensamentos e as ideias estão alinhados com os valores da companhia. Em tempos digitais, cuidar da sua imagem virtual também é importante.
© Shutterstock
Dicas para a entrevista
Se você passou para a próxima etapa, que é a entrevista, parabéns! Mas assim como os cuidados na hora de preparar o currículo, há uma série de detalhes que fazem a diferença nessa fase.
© Shutterstock
Entrevista: pontualidade
A primeira dica é também a mais básica. Se chegar atrasado tendo marcado uma sessão de cinema combinada com amigos já é algo ruim, imagine em uma entrevista de emprego.
© Shutterstock
Entrevista: como ir vestido?
Entrevistas de emprego normalmente são mais formais. Então, a menos que você tenha conhecimento de que a empresa para a qual está se candidatando é mais informal, a dica é ir vestido de maneira clássica e discreta para não ter erro.
© Shutterstock
Entrevista: preparação
Ter conhecimentos acerca da empresa pode fazer com que a conversa com o seu entrevistador fique fluída, além de demonstrar que você está mesmo interessado na vaga.
Entre no site da companhia, busque notícias relacionadas a ela, enfim, informe-se!
© Shutterstock
Entrevista: preparação
Essa dica vale não só em relação à empresa, mas também com o que está acontecendo no mundo. Fique por dentro das principais notícias. O entrevistador pode optar por um assunto aleatório apenas para medir o quanto você está informado.
© Shutterstock
Entrevista: comportamento corporal
Durante a entrevista, evite repetir gestos que mostrem que você está ansioso ou nervoso, como ficar balançando as pernas ou coçando a cabeça.
© Shutterstock
Entrevista: uso do celular
Nada de ficar no celular enquanto faz a entrevista. O foco deve ser total na conversa com o entrevistador.
© Shutterstock
Entrevista: saber ouvir
Aguarde pelo seu momento de falar e não fique interrompendo o entrevistador enquanto ele está formulando uma pergunta ou fazendo uma consideração. Além disso, evite um tom muito informal na forma de falar, como por exemplo a utilização de gírias.
© Shutterstock
Entrevista: nada de comer
Não coma nada nem fique mascando chicletes durante a entrevista.
© Shutterstock
Entrevista: seja você mesmo
Claro que algumas regras básicas de comportamento ajudam, mas nada de ficar tentando parecer algo que você não é, pois dificilmente vai ser possível manter isso por muito tempo. Lembre-se que as pessoas que fazem seleções são extremamente preparadas para identificar os mais variados perfis.
© Shutterstock
Entrevista: dinâmica de grupo
Se a etapa que você está participando é uma dinâmica de grupo, lembre-se de se mostrar pró-ativo nas atividades. Tenha cuidado para não falar muito e se tornar inconveniente ou ficar interrompendo os outros candidatos.
© Shutterstock
Boa sorte!
Depois de tudo isso, só podemos desejar boa sorte no seu caminho, que esteja começando ou esteja se aventurando por uma nova estrada.
© Shutterstock
Lifestyle
Oportunidade
30/03/18
POR Notícias Ao Minuto
Está buscando o primeiro emprego? Quer dar um novo passo na sua carreira? Em um mundo cada vez mais competitivo, quais são as ofertas disponíveis e como chegar lá? Confira as melhores dicas para uma carreira de sucesso clicando na galeria!
Leia Também: Intercâmbio para os filhos: 5 perguntas que os pais se fazem
PARTILHE ESTA NOTÍCIA