Descoberto planeta extrassolar semelhante à Terra e a Mercúrio

Os resultados do estudo foram publicados hoje na revista científica Nature Astronomy

© Reuters 

Tech Espaço 27/03/18 POR Lusa

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu um planeta extrassolar semelhante à Terra e a Mercúrio que pode dar pistas sobre a formação do Sistema Solar. O anúncio foi divulgado nesta segunda-feira (26).

PUB

O planeta K2-229 b, localizado a 340 anos-luz da Terra, poderá, segundo os cientistas, esclarecer as particularidades de Mercúrio, o planeta mais perto do Sol, e ajudar a compreender a formação do Sistema Solar.

O K2-229 b é um planeta do tipo terrestre - tem um tamanho muito parecido ao da Terra - mas a sua composição e densidade é semelhante a Mercúrio.

Para o investigador armênio Vardan Adibekyan, citado em comunicado pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, onde trabalha, trata-se de um planeta que possui "a mesma particularidade" de Mercúrio, a de "ter uma composição diferente da que seria de esperar a partir da composição da sua estrela-mãe".

Ao contrário de Mercúrio, Terra, Marte e Vênus compartilham com o Sol "a mesma abundância relativa de certos elementos químicos, como o ferro, o magnésio ou o silício".

A estrela-hospedeira do planeta K2-229 b "é um pouco mais nova" e tem menos massa do que o Sol e apresenta "uma proporção ligeiramente menor de outros elementos químicos mais pesados do que o hidrogênio e o hélio".

A equipe internacional de astrofísicos espera que a descoberta de outros planetas como o K2-229 b possa ajudar a compreender melhor como planetas como Mercúrio se formaram e evoluíram.

Apesar das semelhanças com Mercúrio, existem também diferenças entre o exoplaneta K2-229 b e o planeta menor do Sistema Solar: o K2-229 b orbita muito mais perto da sua estrela, completando uma volta em 14 horas (um ano em Mercúrio dura 88 dias terrestres) e tem uma temperatura durante o dia mais quatro vezes superior, podendo atingir os 2.000ºC, "o suficiente para fundir ferro", explica o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Muito embora o K2-229 b tenha um tamanho parecido ao da Terra, é um planeta muito mais denso do que o 'planeta azul' e tem duas vezes e meia a sua massa.

O sistema planetário K2-229, que engloba mais dois planetas, o K2-229 c e o K2-229 d, foi detectado através do telescópio espacial Kepler e confirmado e caracterizado com o espetrógrafo HARPS, do Observatório Europeu do Sul.

Os resultados do estudo foram publicados hoje na revista científica Nature Astronomy. Com informações da Agência Lusa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 21 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Uberlândia Há 2 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

fama Beto Barbosa Há 22 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Kate Cassidy Há 2 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Paris Hilton 24/11/24

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

fama Redes Sociais Há 21 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

mundo autobiografia Há 23 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

fama RAFA-KALIMANN Há 19 Horas

Rafa Kalimann e Allan Souza Lima terminam relacionamento após um ano de namoro

fama ANGELINA-JOLIE Há 22 Horas

Angelina Jolie diz que nenhum dos filhos quer seguir os passos dela como atriz: 'Reservados'

fama Ilhas Há 19 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?