Não é só o 7 a 1: confira sete jogos históricos entre Brasil e Alemanha

O primeiro foi em 5 de maio de 1963, com uma vitória brasileira por 2 a 1 em Hamburgo

© Getty Images

Esporte RIVALIDADE 27/03/18 POR Folhapress

O amistoso desta terça-feira (27) entre Brasil e Alemanha, na cidade de Berlim, será mais um capítulo na história deste que já se transformou há muito tempo em um dos grandes clássicos do futebol mundial. E isso vai além da goleada de 7 a 1 sofrida pelo Brasil na semifinal da Copa do Mundo de 2014, no estádio Mineirão.

PUB

Listamos sete confrontos entre os dois países, nesse confronto que completa 55 anos em 2018.  O primeiro foi em  5 de maio de 1963, com uma vitória brasileira por 2 a 1 em Hamburgo.

De acordo com levantamento feito pelo site da Fifa, foram realizadas até hoje 22 partidas oficiais, com 12 vitórias do Brasil, cinco empates e cinco triunfos alemães. A maior parte dos duelos aconteceu em amistosos (18), com nove vitórias do Brasil e quatro da Alemanha.

Ocorreram ainda duas partidas válidas pela Copa das Confederações (duas vitórias da seleção) e ainda dois jogos em Copa do Mundo, com uma vitória para cada lado.

16/6/1973 - Alemanha Ocidental 0 x 1 Brasil - A seleção brasileira fazia uma longa excursão pela África e Europa, em junho de 1973. Em uma revanche da final da Copa do México-1970, o Brasil acabou derrotado pela Itália por 2 a 0, em Roma. A pressão aumentou após um empate em 1 a 1 contra a Áustria. O jogo seguinte seria contra a Alemanha Ocidental, em Berlim e um novo tropeço poderia até ameaçar o cargo do técnico Zagallo. Para sorte dele, o ponta-esquerda Dirceu acabou fazendo o gol solitário na vitória brasileira sobre os alemães.

26/6/1974 - Brasil 1 x 0 Alemanha Oriental - O Brasil enfrentou o futebol alemão em uma Copa do Mundo pela primeira vez em 1974. O adversário foi a Alemanha Oriental, país criado em 1949, quatro anos após o fim da Segunda Guerra Mundial. Depois da unificação em 1990, a Fifa passou a considerar o histórico dos dois países para contabilizar os jogos da seleção alemã. Na Copa de 74, jogando em Hannover, o Brasil sofreu para ganhar por 1 a 0, graças a um gol de falta marcado por Rivellino.

19/5/1981 - Alemanha Ocidental 1 x 2 Brasil Sob o comando de Telê Santana, a seleção brasileira fez uma excursão à Europa que se tornou histórica em maio de 1981. Após derrotar Inglaterra e França, o Brasil teve como último desafio enfrentar a Alemanha Ocidental, em Stuttgart. Foi quando o goleiro Waldir Perez se consagrou, defendendo dois pênaltis cobrados pelo craque alemão Paul Breitner.

21/3/1982 - Brasil 1 x 0 Alemanha Ocidental - Na reta final da preparação para a Copa do Mundo da Espanha, o Brasil novamente teve a Alemanha como adversária. E em um Maracanã lotado, a seleção ratificou sua condição de favorito para o Mundial, derrotando os alemães (que ficariam com o vice-campeonato mundial meses depois) por 1 a 0, gol do lateral Júnior.

16/12/1992 - Brasil 3 x 1 Alemanha - Um amistoso que por pouco não foi o último jogo de Romário pela seleção brasileira. Convocado pelo técnico Carlos Alberto Parreira, o atacante, então no PSV, encarou 16h de voo até Porto Alegre, acreditando que seria titular. Parreira optou por escalar Careca, e Romário só entrou no segundo tempo. Como de costume, não deixou barato e reclamou do treinador em entrevista após a partida, o que irritou Parreira. Romário só voltou a ser convocado no último jogo das eliminatórias, contra o Uruguai, em 93, quando fez os dois gols da classificação para a Copa dos Estados Unidos.

30/6/2002 - Alemanha 0 x 2 Brasil - O jogo mais importante da história das duas seleções. A final da Copa do Mundo da Coreia e Japão, em 2002, marcou a conquista do pentacampeonato pela seleção brasileira. O atacante Ronaldo foi o grande nome da decisão, ao marcar os dois gols do título, superando inclusive o goleiro alemão Oliver Kahn, eleito o melhor jogador daquele Mundial.

20/8/2016 - Brasil 1 x 1 Alemanha - A final dos Jogos Olímpicos também entra na lista das partidas significativas da seleção brasileira contra a Alemanha. Após o empate no tempo normal, o Brasil venceu por 5 a 4 na disputa de pênaltis, com direito a Neymar convertendo a cobrança que definiu a vitória. Foi a primeira vez que o futebol brasileiro conquistou a medalha de ouro olímpica. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 15 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 10 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 16 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 15 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 8 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 14 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 16 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 15 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 15 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 14 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)