Tite diz que vitória resgata autoestima, mas não apaga 7 a 1

O treinador elogiou bastante a marcação brasileira

© REUTERS / Wolfgang Rattay

Esporte Avaliação 27/03/18 POR Folhapress

Depois de falar que o amistoso contra a Alemanha era o teste psicológico e emocional mais importante que o Brasil iria enfrentar antes da Copa da Rússia, o técnico Tite atenuou o discurso e disse que a vitória não apagará totalmente o 7 a 1 sofrido nas mãos alemãs na semifinal do Mundial de 2014.

PUB

"Era um fantasminha. É da vida, passou Não é agora que vencemos é que [o 7 a 1] vai deixar de ser falado. Nós tivemos méritos, e há um sentimento de resgate de autoestima, um pouco de orgulho próprio sim", afirmou Tite em entrevista após o jogo.

O técnico disse que, repetindo um de seus bordões, busca o desempenho antes do resultado. Mas que neste jogo em especial, havia a preocupação com o placar. "O resultado é emblemático", disse, voltando a seguir a seu discurso típico sobre motivação de jogadores.

+ Argentina é humilhada pela Espanha em amistoso: 6 a 1

Tite elogiou bastante a marcação brasileira. "A pressão na saída de bola [alemã] foi impressionante. Tiramos muitas bolas do Kross, que é o articulador. Foi uma marcação alta, agressiva, eu até pedi para eles não irem em todas as bolas, é desumano", afirmou, dizendo que tirou Philippe Coutinho no segundo tempo para compensar o desgaste do jogador -destaque no primeiro tempo.

No geral, disse, "a equipe sente a falta do Neymar, mas está aprendendo a ser forte sem ele". O principal jogador do Brasil está se recuperando de uma cirurgia para corrigir fratura no pé. Perguntado sobre eventual sobreposição de funções entre o atacante e Coutinho, ele descartou a hipótese. "Neymar é gol, Coutinho é flutuador, e um potencializa o outro."

Outro atleta que mereceu menção especial foi Douglas Costa, que aparentemente está próximo de ser chamado para a Copa. Um dos assistentes de Tite, Silvinho, estava com o técnico na entrevista e ressaltou que o atacante está "trazendo muita versatilidade". Elogio também foi para Fernandinho, volante cuja entrada virtualmente relega o antes constante Renato Augusto à reserva. "O Fernando dá uma consistência e libera o Paulinho para infiltrações [no ataque]", disse Tite.

Ainda há, segundo o técnico, 14 ou 15 jogadores lutando pela titularidade na seleção. "Tenho dúvidas ainda", disse sobre o grupo de 23 jogadores que irá para a Copa.

ALEMANHA

Já o técnico da Alemanha, Joachim Löw, afirmou que a principal evolução que viu entre o time que derrotou a Alemanha nesta terça e aquele massacrado no 7 a 1 na Copa de 2014 está na defesa em conjunto.

"O Brasil ficou mais perigoso no contra-ataque e tem Philippe Coutinho muito bem com a bola. Mas a qualificação importante é na defesa. Depois do 2 a 0 [em 2014], eles desesperaram. Agora, a equipe defende coletivamente, e eles estão muito mais disciplinados. Na frente, ele são individualmente muito bons. São um dos favoritos ao título [na Copa da Rússia]", afirmou Löw.

Ainda assim, ele fez um pequeno chiste sobre a importância do jogo, que ele vinha minimizando e deixou claro ao escalar um time desfalcado de jogadores importantes. "Se a alma brasileira está se sentindo em paz depois do 7 a 1, tudo bem", disse, rindo. "Sabíamos que o Brasil viria mais motivado. Do outro lado, eu estava preocupado é claro em não perder. Jogamos mal hoje, mas não se preocupem, nós vamos melhorar. Não estou preocupado por ter perdido por 1 a 0", disse.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Bolsonaro Há 23 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

politica BOLSONARO-PF Há 16 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 1 Hora

Qual será o próximo destino de Neymar?

justica São Paulo Há 23 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

fama Ellen DeGeneres Há 19 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA

brasil Brasil Há 18 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama ED-MOTTA Há 21 Horas

Ed Motta pede desculpas após demitir integrante de sua equipe em show

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 17 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Björk Há 21 Horas

Björk faz 59 anos; relembre os looks mais extravagantes da cantora

fama Kylie Jenner Há 19 Horas

Kylie Jenner recria momento bizarro de Kendall a cortar pepino