© Reuters
Havana é uma cidade cheia de história, atrações turísticas e cultura. A cidade contrasta entre Havana Velha, com seu centro histórico e arquitetura colonial e sua parte moderna — que respira inovação e tecnologia. A melhor forma de conhecer a cidade é a pé, e caminhar pelas ruelas de Havana.
PUB
Um dos principais pontos turísticos é o centro histórico, com edifícios antigos, praças, bares, lojinhas e comércio local. Ainda em Havana Velha você encontra a Av. Malecón — antiga muralha de proteção — que fica de frente ao mar caribenho e é símbolo da cidade. A cidade possui vários museus e os principais são o Museu do Rum, Museu da Revolução e o da Cidade.
Confira algumas curiosidades sobre a capital de Cuba e se surpreenda:
1.
Quando foi fundada, no século 16, a cidade de Havana originalmente ficava em uma área pantanosa no litoral sul de Cuba, e foi transferida para a localidade atual, no litoral norte da ilha, alguns anos depois.
2.
Um dos locais mais visitados da Havana é a Catedral de San Cristóbal. Localizada na parte antiga da cidade, a igreja foi projetada pelo italiano Francesco Borromini, conta com o exterior em estilo barroco e interior em estilo clássico, e foi construída pelos jesuítas no século 18.
3.
Outro local popular é o Hotel Nacional de Cuba. Construído por duas companhias norte-americanas, o estabelecimento (5 estrelas) tem influências dos estilos arquitetônicos neoclássico, Art Deco, neocolonial, hispano-mourisco e californiano. O local mantém uma coleção de fotos de hóspedes famosos, como Walt Disney, Frank Sinatra, Arnold Schwarzenegger, Mohammed Ali e Steven Spielberg.
4.
Em 1964, Fidel Castro baniu as músicas dos Beatles em Cuba. Mas o coração do “El Presidente” deve ter amolecido, pois, no ano 2000, um parque em homenagem a Lennon foi inaugurado na Havana, e inclusive existe uma estátua do britânico por lá.
5.
A Coca-Cola também era vetada no país, mas foi liberada em 2015. Porém, vai demorar para ganhar o mercado: nestes anos todos, a TuKola, fabricada na ilha, caiu no gosto do povo. Ela é menos açucarada que a rival. Outros refrigerantes locais são a Gaseosa e a Materva.
6.
A educação é gratuita e de excelente qualidade. Para que não haja diferenciação de classes econômicas, o uniforme é obrigatório e padronizado. Na pré-escola, é vermelho e branco. No fundamental, amarelo e branco. Para os pré-universitários, azul e branco.
7.
O calor em Havana no verão é insuportável. Muito mais quente que no Rio de Janeiro, por exemplo. Não é aconselhado para crianças e idosos nesta época do ano.
8.
A dança é muito importante em Cuba e os dançarinos são profissionais respeitados. Foi lá que nasceram estilos como Bolero, Mambo e Chacha. Aproveite para ir a um espetáculo quando estiver por lá.
9.
Em Cuba há uma lei que obriga qualquer carro a parar caso peçam carona. Desconfiamos que seja por isso que quase todo mundo que tenha um carro em Havana parece funcionar também como táxi (não se engane, pois uma taxa é sim cobrada, embora seja muito barato).
10.
A Revolução Cubana aconteceu entre 1953 e 1959, derrubando a ditadura de Fulgêncio Batista e instalando um regime socialista unipartidário. Desde então, apenas os irmãos Fidel e Raúl comandaram o país
11.
Cuba é o país com o maior número proporcional de pessoas com mais de 100 anos, tendo mais de 1,5 mil centenários para 11 milhões de habitantes. Em números absolutos, o recorde é do Japão
12.
A bebida cuba libre, feita de rum e Coca-Cola, é conhecida em Cuba como "mentirinha"
13.
Cuba é uma ilha caribenha e — não só por isso — possui praias maravilhosas. Com areia branca e águas cristalinas, em diversos tons de azul, as praias cubanas encantam qualquer um. O mar é bem calmo e claro, por isso é um local perfeito para a prática de snorkeling. Algumas das principais cidades para quem quer curtir uma praia são a própria capital Havana, além de Baracoa, Cayo Largo, Camaguey, Holguin, Pinar del Rio e Peninsula de Zapata.
14.
A culinária cubana recebe grande influência de outras culturas, especialmente da espanhola e da africana. O principal prato típico do país se chama Ajiaco e mistura os alimentos mais populares da ilha — carne de porco, arroz, milho, batata doce e abóbora. Frutos do mar também são muito comuns por lá e, assim como no Brasil, arroz e feijão — além da banana e da mandioca — acompanham praticamente todos os pratos.
15.
Na parte das bebidas, Havana também não fica para trás. Não deixe de provar o café cubano, que é famoso no mundo todo, assim como o rum, o mojito e o daiquiri — bebidas alcoólicas muito típicas.
Leia também: 5 restaurantes 'roots' para conhecer em Nova York