Manifestantes anti-Lula tentam invadir protesto petista

Eles marcharam da praça 19 de Dezembro até cerca de 400 m da manifestação de Lula, gritando "Lula ladrão, seu lugar é na prisão" e "Viva Sergio Moro"

© Ricardo Stuckert

Brasil paraná 28/03/18 POR Folhapress

Manifestantes que participaram de uma carreata anti-Lula na tarde desta quarta-feira (28) pelas ruas de Curitiba (PR) tentaram invadir o protesto petista na praça Santos Andrade, no centro, mas foram impedidos pela cavalaria da Polícia Militar.

PUB

Eles marcharam da praça 19 de Dezembro até cerca de 400 m da manifestação de Lula, gritando "Lula ladrão, seu lugar é na prisão" e "Viva Sergio Moro" e carregando bandeiras do Brasil. "A gente só quer gritar pra não deixar ele falar", disse uma senhora a um policial.

A carreata tinha como destino a praça 19 de dezembro, a menos de 1 km do protesto petista. Chegando lá, os manifestantes decidiram caminhar até Lula.

+ Casal com ovos é expulso por militantes petistas de ato em Curitiba

Um dos coordenadores avisou aos manifestantes que era responsável pela segurança e que a PM não os havia deixado ocupar a praça, apenas chegar perto. "Ele está lavando as mãos", disse um dos presentes, enquanto o resto vaiava a determinação.

CARREATA

Mais cedo, os ativistas se reuniram em cerca de 50 carros e um trio elétrico, por volta das 15h, no estacionamento do Parque Barigui. Cristiano Roger, 40, analista de Recursos Humanos e líder do "Curitiba Contra Corrupção", orientava uma possível ovada na caravana do ex-presidente. "A comitiva vai passar aqui, o ideal seria o pessoal ir do outro lado, jogar os seus ovos e depois a gente começar a carreata." Não passou.

Cristiano disse que o grupo não levou os ovos, que teriam sido trazidos espontaneamente pelos manifestantes. Ele afirmou que o trio elétrico foi financiado com uma "vaquinha" dos membros e venda de camisas e pixulecos.

A reportagem acompanhou a carreata no primeiro carro, conduzido pelo empresário João Parolin, 38. Parolin diz ser o coordenador da segurança do "Curitiba Contra Corrupção", um dos três grupos responsáveis pela manifestação, ao lado do "Acampamento Lava Jato" e "Patriotas Paraná".

Ele afirmou que trabalha junto com a Polícia Militar para garantir a tranquilidade dos protestos. Sobre a ovada, disse que uma empresa chegou para vender e que os manifestantes se animaram, mas que não concorda com o ato. "Não posso permitir que façam esse tipo de coisa."

Para acalmar os manifestantes e dar o pontapé na carreata, Parolin prometeu levá-los à casa do senador Roberto Requião, da ala dissidente do MDB. Requião anunciou que estará presente no protesto pró-Lula.

A carreata, de fato, passou pela casa do senador, mas Parolin não avisou os manifestantes. "Eu só quero que ele ouça." Do carro de som, gritos de ordem criticando o STF e defendendo a imediata prisão de Lula.

Entre os cantos, "Olê olê STF é puxadinho do PT" e "Chora petista, bolivariano, a roubalheira do PT tá acabando".

O tenente Tiago Vieira, que estava no estacionamento do Barigui, afirmou que a corporação temia confrontos entre manifestantes opostos no fim da tarde, mas que o reforço no policiamento visava evitar este tipo de problema. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 15 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 10 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 16 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 15 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 8 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 14 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 15 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 15 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 15 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 14 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)