Culinária asiática: viaje pelo continente de sabores exóticos
Veja curiosidades dessa cozinha tão vasta e diversificada.
Culinária asiática: viaje pelo continente de sabores exóticos
Os países que mais se destacam nessa comida tão eclética. Veja a seguir!
© Shutterstock
Alta gastronomia
Reconhecida internacionalmente, a cozinha asiática tem premiação especial dedicada. Recentemente, foi anunciado o ranking dos 50 Melhores Restaurantes de 2018, organizada e publicada pela William Reed Business Media.
© Shutterstock
Reconhecimento
O Gaggan, restaurante situado em Bangkok, aberto em 2010, foi eleito pelo quarto ano consecutivo o melhor do continente.
© Reuters
Inovadora
O chef Gaggan Anand, que nasceu em Calcutá, conquistou novamente a distinção por sua constante inovação. A cada quatro meses a ementa é alterada.
© Reuters
Versatilidade
Um dos segredos do sucesso da cozinha asiática é sua capacidade de reinvenção. Gaggan, por exemplo, tem uma abordagem desconstrutiva à culinária indiana.
© Reuters
Índia
A comida é multifacetada, reunindo diferentes culinárias regionais dos vários povos que habitam o país.
© Shutterstock
Índia
Você sabia que uma grande parte dos pratos indianos são vegetarianos? Isso porque uma parcela significativa da população (estima-se que 38% desse povo, segundo o World Atlas) é adepta dessa alimentação por questões religiosas.
© Shutterstock
Índia
Quando há pratos com algum tipo de carne, dificilmente, serão oriundos da vaca, considerada um animal sagrado. As mais populares são frango e cabra. Peixe e camarão também fazem sucesso.
© Shutterstock
Índia
Uma característica marcante da culinária são seus pratos condimentados e apimentados. Pratos salgados e até doces como sobremesas também podem levar especiarias, combinadas com ingredientes mais suaves.
© Shutterstock
Tailândia
A cozinha oriunda desse país vem roubando a cena internacional. É caracterizada por ser leve, fresca e tradicionalmente temperada com pimenta e ervas aromáticas.
© Shutterstock
Tailândia
Essa comida tem a particularidade de misturar sabores doces, apimentados, ácidos e salgados.
© Shutterstock
Tailândia
Rica em ingredientes e em constante mutação, essa comida tem como marca o equilíbrio de sabores e aromas, por meio de técnicas apuradas, que resultam em uma infinidade de pratos refinados e, ao mesmo tempo, simples.
© Shutterstock
Tailândia
Um dos pratos mais populares no país é o pad thai, que tem como base o macarrão de arroz. Há versões com frango, camarão, vegetarianas (com tofu) ou acompanhadas de brotos de feijão. Mas, em geral, é a proporção de molhos de tamarindo e peixe que dão um sabor especial para cada receita.
© Shutterstock
Japão
Quando se pensa em culinária, a japonesa é uma uma das primeiras que vem à mente. É uma conquista merecida desse povo. Um artigo da BBC refere que a gastronomia tradicional do país é reconhecida pela ONU como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
© Shutterstock
Japão
A comida é considerada um modelo global de dieta saudável e confere ao país o nível mais baixo de obesidade entre as nações desenvolvidas, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
© Shutterstock
Japão
É rica em ômega 3, tipo de gordura conhecida como ácido graxo, ricamente encontrada em alimentos como peixes, por exemplo, e que ajuda no combate ao envelhecimento.
© Shutterstock
Japão
Os japoneses apostam em ingredientes simples, porém de qualidade, que conferem um sabor fresco e delicado à comida.
© Shutterstock
Japão
O carro-chefe dessa comida não poderia deixar de ser o sushi e o sashimi. No entanto, essa gastronomia tem se reinventado. Em cada uma das quatro estações do ano, surgem pratos especiais com sabores e cores da estação vigente.
© Shutterstock
China
Essa vertente gastronômica, também de tradição milenar, é outra que vem imediatamente à lembrança quando se pensa na culinária oriental.
© Shutterstock
China
A variedade de ingredientes e modos de confecção dos pratos fazem da cozinha chinesa uma das mais ricas do mundo. De norte a sul da China (com grandes diferenças climáticas e paisagísticas), os ingredientes são variados e incorporados às receitas.
© Shutterstock
China
A preparação dos pratos considera o príncípio do yin e yang, conforme informou a Reuters. As refeições, normalmente compartilhadas com outras pessoas, devem buscar o equilíbrio entre uma variedade de ingredientes. Alguns são considerados alimentos refrescantes (yin) e outros são mais quentes (yang).
© Shutterstock
China
Assim é possível perceber o equilíbrio no preparo das comidas, que se reflete na harmonia entre os sabores básicos, como o doce, o salgado, o azedo e o amargo, com temperos leves, pratos variados, perfume, cor, observação do tempo e temperatura dos cozimentos. A China tem uma culinária bastante detalhada.
© Shutterstock
Vietnã
Além de estar se tornando um destino exótico da moda, a sua gastronomia também tem agradado o paladar dos ocidentais. É conhecida também por ser uma das mais saudáveis do mundo.
© Shutterstock
Vietnã
Nessa modalidade gastronômica, é possível encontrar influências das cozinhas francesa e chinesa, fruto da presença dominante das duas nações ao longo da história do país, além de traços da comida da Índia e do Camboja.
© Shutterstock
Vietnã
Os pratos desse país têm como base arroz, macarrão, legumes, carnes e especiarias. São famosos também os ensopados vietnamitas, feitos com caldos aromáticos, temperados com diversas especiarias.
© Shutterstock
Coreia do Sul
A comida do país costuma ser lembrada com preconceito, por ter pratos à base de carne de cachorro, como o boshintang. Mas sua culinária é variada e vai muito além desse rótulo.
© Shutterstock
Coreia do Sul
Autêntica, a gastronomia desse país tem personalidade própria e prima pela combinação de sabores. É também considerada saudável por conter muitos nutrientes e pouca gordura.
© Shutterstock
Coreia do Sul
Segundo a tradição, em uma mesa coreana não podem faltar três cores. O branco, geralmente representado pelo arroz, o vermelho, da pimenta e o verde, sempre presente nas verduras.
© Shutterstock
Coreia do Sul
Essa cozinha é conhecida por levar temperos picantes. Por sinal, o país conta com uma grande variedade de tipos de pimentas. Alho, cebolinha verde, gengibre, molhos de soja e pimentão, sementes de gergelim e vinagre também são frequentes nas receitas.
© Shutterstock
Coreia do Sul
O prato mais representativo da peculiar culinária coreana é o kimchi, uma conserva supercondimentada de vegetais, um componente básico da dieta local.
© Shutterstock
Lifestyle
gastronomia
29/03/18
POR Notícias Ao Minuto
A gastronomia asiática vai muito mais além dos famosos pratos japoneses e chineses. Vários outros países do continente têm se destacado na alta gastronomia, pela aposta em ingredientes inusitados e de sabores antagônicos em um mesmo prato, além de técnicas de preparo distintas.
Tanto que essa culinária já tem uma lista criada anualmente com os 50 Melhores Restaurantes no Mundo. Aproveitamos para mostrar curiosidades dessa cozinha tão vasta e exótica, em uma viagem por essas nações.
Leia Também: Retrospectiva: veja os looks das celebridades no mês de março
PARTILHE ESTA NOTÍCIA