Exagerou no chocolate? Saiba como fazer um detox
Veja dicas para reequilibrar a saúde após abusar dos doces.
Exagerou no chocolate? Saiba como fazer um detox
É o seu caso? Saiba como fazer uma espécie de detox, se reconciliar com a dieta e reequilibrar sua saúde.
© Shutterstock
Nem parece realidade
Quem nunca sonhou ganhar um bilhete premiado para conhecer uma fantástica fábrica onde há chocolates por todos os lados? Pois é, às vezes na vida real nós imitamos a arte e acabamos cometendo alguns exageros.
© BrunoPress
Próxima parada: a capital do chocolate
Você sabia que o chocolate também tem influência na escolha dos destinos de férias? Muitos amantes vão à Bélgica para provar aqueles que são considerados um dos melhores do mundo. Não é à toa que o lugar é conhecido como a 'Capital de Chocolate'.
© Shutterstock
Há benefícios no consumo?
Para quem é fã, a boa notícia é a de que existem muitos benefícios conhecidos no consumo moderado do chocolate. Vamos conhecer alguns deles?
© Shutterstock
Benefícios: a felicidade é doce
O chocolate é associado ao prazer e à sensação de relaxamento. Isso é gerado pelo estímulo da ação da endorfina e da dopamina.
© Shutterstock
Benefícios: pele renovada
O alimento também está associado ao combate dos radicais livres, que retarda o envelhecimento.
© Shutterstock
Benefícios: pressão arterial
Por ser rico em cacau, alguns estudiosos defendem que o chocolate amargo inibe uma enzima no organismo, que seria responsável por elevar a pressão arterial, como nos mostra o Science Focus.
© iStock
Benefícios: prevenção de doenças
Ainda, de acordo com a publicação, o chocolate estaria associado à prevenção do câncer, proteção dos vasos sanguíneos e também da saúde cardíaca.
© iStock
Benefícios: visão
De acordo com publicação da Macular Degeneration Association, os flavonoides encontrados no chocolate amargo podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo, atuando na proteção dos olhos e na melhoria do desempenho visual.
© Shutterstock
Benefícios: cuidado com as células
O chocolate também está presente em tratamentos estéticos como banhos, massagens e máscaras. Além de ter um alto poder de hidratação, o produto combate os radicais livres, ajudando a evitar a oxidação das células.
© Shutterstock
Exagerou na dose?
Mas como tudo em excesso faz mal, veja alguns riscos nada deliciosos que o consumo desenfreado do chocolate pode trazer.
© Shutterstock
Riscos: ganho de peso
Comer muito chocolate pode fazer você ganhar peso em função da quantidade de calorias presentes nele. Junto com os quilos a mais podem vir outras ameaças à saúde, como problemas cardiovasculares ou a diabetes.
© Shutterstock
Riscos: problemas gastrointestinais
Se você sofre de doenças como gastrite ou úlcera, o chocolate pode contribuir para uma crise, já que pode irritar o revestimento do estômago.
© Shutterstock
Riscos: refluxo
O chocolate pode estimular o refluxo gastroesofágico, provocando aquela sensação de azia, irritação e mal-estar.
© Shutterstock
Riscos: insônia
Por conta da presença da cafeína, o consumo excessivo do chocolate pode ocasionar uma agitação e maior dificuldade para dormir à noite.
© Shutterstock
Riscos: disfunções cardíacas
Por conta da cafeína e também do cacau presentes no chocolate, caso coma em excesso poderá sentir arritmias e palpitações fortes no coração.
© Shutterstock
Riscos: lactose
No caso das crianças com menos de 1 ano, o consumo excessivo de chocolate pode contribuir para que elas desenvolvam intolerância à lactose.
© Shutterstock
Riscos: distúrbios do sono
O efeito da cafeína no organismo das crianças, além de prejudicar o sono, pode levar à falta de apetite.
© Shutterstock
Irresistível
Se você não conseguiu resistir à quantidade de guloseimas em forma de chocolate e cometeu exageros, aqui vão algumas dicas para reequilibrar sua saúde.
© Shutterstock
Dicas: hidratação
Beba bastante água porque, além dos muitos benefícios já comprovados para a saúde, ela ajuda a eliminar toxinas do organismo.
© Shutterstock
Dicas: combater inchaço
Ainda falando sobre hidratação, vale a pena apostar em sucos de frutas como a maçã e o abacaxi. Eles são diuréticos e vão ajudar o corpo a desinchar.
© Shutterstock
Dicas: alimentação
O cuidado na hora de escolher os alimentos e no preparo das refeições também podem ajudar a reverter aquela sensação de mal-estar trazida pelo consumo em demasia do chocolate.
© Shutterstock
Dicas: evite frituras
Caso o seu organismo já tenha recebido uma dose exagerada de gordura, opte por alimentos grelhados, cozidos ou assados.
© Shutterstock
Dicas: evite carne vermelha
Se for adepto do consumo de carnes, evite as vermelhas por um período de tempo. Que tal apostar em um salmão grelhado por exemplo? Além de leve, é rico em ômega 3, que faz bem ao cérebro e ao coração.
© Shutterstock
Dicas: abuse da salada
Que tal uma salada verde para o almoço? Ela possui baixa caloria, é digerida de forma fácil no organismo e auxilia na hidratação.
© Shutterstock
Dicas: evite doces
Depois de comer tantos chocolates, você provavelmente não vai nem querer ouvir falar em doces por um bom período de tempo. De qualquer forma, evite comer guloseimas. Isso irá ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no seu sangue.
© Shutterstock
Dicas: alimentos integrais
Opte por alimentos integrais que são ricos em fibras e vão estimular o bom funcionamento do seu intestino.
© Shutterstock
Dicas: atividade física
Nada de arranjar desculpas para ficar adiando a volta às atividades físicas. Junto com a alimentação adequada, pratique algum esporte. O exercício estimula a circulação, ajuda na digestão, fortalece o corpo e contribui para a eliminação das toxinas.
© Shutterstock
Dicas: chás
Alguns chás também têm propriedades digestivas, como a hortelã e o chá verde ou de camomila. Escolha o sabor de sua preferência.
© Shutterstock
Mantenha o equilíbrio
O melhor remédio é sempre a prevenção, ou seja, evite consumir porções grandes de chocolate. Se consumido com moderação, ele poderá trazer benefícios para a sua saúde. Então, equilíbrio é a palavra-chave!
© Shutterstock
Lifestyle
Dieta
02/04/18
POR Notícias Ao Minuto
Muitas pessoas não resistem a um bom chocolate. No entanto, mais difícil do que escolher entre uma caixa de bombons, uma torta ou uma bola de sorvete, é ter a força para conseguir parar de comer.
Esse é o seu caso? Você cometeu exageros recentemente e agora está com aquela sensação de mal-estar? Clique na galeria e veja como fazer uma espécie de detox do chocolate, retomar sua dieta e reequilibrar sua saúde!
Leia Também: Exagerou na Páscoa? 4 mitos sobre saúde bucal e consumo de chocolate
PARTILHE ESTA NOTÍCIA