Além da eliminação, outros fatores causaram demissões no Flamengo

Na última quinta-feira (29), seis profissionais deixaram o clube em uma série de demissões não vista há muito tempo na Gávea

© Gilvan de Souza / Flamengo

Esporte bastidores 30/03/18 POR Folhapress

Uma eliminação e fortes declarações transformaram o departamento de futebol do Flamengo. Na última quinta-feira (29), seis profissionais deixaram o clube em uma série de demissões não vista há muito tempo na Gávea. Mas o que está por trás de tudo isso? O ponto principal está no fato de que o presidente Eduardo Bandeira de Mello não teve saída. Acuado, ele foi obrigado a modificar a estrutura do carro-chefe na expectativa de salvar o último ano da gestão.

PUB

+ Adriano Imperador é internado no Rio de Janeiro

O técnico Paulo César Carpegiani, o diretor executivo Rodrigo Caetano, o gerente de futebol Mozer, os auxiliares Jayme de Almeida e Rodrigo Carpegiani, além do preparador físico Marcelo Martorelli cruzaram a porta de saída do Ninho do Urubu.

O cenário era desenhado desde o ano passado em uma exigência de vice-presidentes e do grupo político SóFLA (Sócios Pelo Flamengo) ao mandatário. O plano era por uma modificação geral, mas que parou na barca com alguns nomes do elenco: Márcio Araújo, Rafael Vaz, Alex Muralha, Gabriel etc.

A turbulência caminha lado a lado com a diretoria. Por vezes, Bandeira já precisou lidar com a ameaça de debandada dos vice-presidentes. Um dos integrantes da diretoria disse que o Flamengo ficaria ingovernável se as mudanças no futebol não fossem realizadas.

As declarações acaloradas do vice-presidente de futebol Ricardo Lomba mostraram o que estaria por vir. Ao tratar a derrota para o Botafogo como "vergonha absurda" e anunciar que mudanças seriam realizadas, o dirigente colocou o comando em uma "sinuca de bico". De quebra, atraiu o apoio dos demais vice-presidentes, que se viram espelhados nas palavras firmes.

Isolado politicamente por centralizar as decisões, Bandeira de Mello não teve saída. Demitiu os profissionais para tentar salvar a base de apoio e fazer com que o Flamengo ainda tenha chances de conquistar títulos de relevância na temporada. Chegou-se ao denominador comum de que a estrutura do departamento de futebol, sob comando de Rodrigo Caetano, esgotou o modelo e algo novo precisava ser feito nos últimos nove meses da administração.

Apesar de não poder se candidatar na eleição presidencial de dezembro -ele já foi reeleito-, Bandeira sabia que optar pela manutenção de Caetano e Carpegiani seria assinar um rompimento político, o que causaria uma catástrofe para os planos eleitorais do seu grupo. A decisão, então, foi tomada pela necessidade de resultados em um elenco milionário e também com claro viés político.

Grande vencedor da crise, o vice de futebol Ricardo Lomba cresceu internamente com pessoas influentes no clube e conselheiros. A atitude era esperada há algum tempo e cobrada de forma firme pela oposição. O discurso "profissional" saiu de cena e mostrou um Flamengo que ainda tem decisões fortes sendo tomadas nos corredores da Gávea.

Agora, a diretoria trabalha pelos substitutos. Cuca e Felipão são os técnicos mais falados. O Flamengo não quer demorar a resolver a questão, já que o novo comandante precisa conhecer o elenco e trabalhar até o dia 14 de abril, quando o rubro-negro estreia no Campeonato Brasileiro contra o Vitória, em Salvador.

Um diretor executivo também será contratado. O profissional, inclusive, terá a responsabilidade de avaliar o elenco. Neste cenário, jogadores que seguem sem agradar podem ser negociados. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Problemas de Saúde Há 15 Horas

Ator da Globo que pediu Pix é novamente internado

fama MC Mirella Há 15 Horas

MC Mirella expulsa os pais de casa: "Não quero mais morar junto"

politica Bolsonaro Há 13 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

mundo Dominique Pelicot Há 15 Horas

Homem que permitiu estupros da esposa por 10 anos: 'Vou morrer como cão'

politica BOLSONARO-PF Há 5 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

fama Gisele Bündchen Há 14 Horas

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

lifestyle Saúde Há 14 Horas

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

justica São Paulo Há 13 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

fama KIM-KARDASHIAN Há 15 Horas

Kim Kardashian sensualiza com seu robô da Tesla, adquirido por R$ 170 mil

fama ED-MOTTA Há 11 Horas

Ed Motta pede desculpas após demitir integrante de sua equipe em show