Papa celebra Paixão de Cristo e ressalta valor dos jovens

Homilia da missa ficou a cargo do pregador da Casa Pontifícia

© REUTERS/Max Rossi

Mundo Vaticano 30/03/18 POR Ansa

O papa Francisco celebrou nesta sexta-feira (30) a missa da Paixão de Cristo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, como parte dos rituais de Páscoa.    Diante do altar, o líder da Igreja Católica se ajoelhou e permaneceu em silêncio por alguns minutos se confessando. Mantendo a tradição, o pregador oficial da Casa Pontifícia, padre Raniero Cantalamessa celebrou a homilia da missa e fez um apelo aos jovens para evitarem o "conformismo".   

PUB

"Sejam aqueles que seguem a direção oposta. Aqueles que nadam contra a maré. Temos todos os motivos para crer que João aderiu a Jesus quando ainda era muito jovem. Era um verdadeiro amor", explicou.   

Segundo o padre, "em um mundo de fugitivos, a pessoa que toma a direção oposta parecerá um desertor". No entanto, os jovens podem mudar essa tendência.   

+ Conflito na fronteira entre Israel e Gaza mata 7 e fere 500 palestinos

Cantalamessa falou sobre a importância de dar voz às novas gerações. "Uma tarefa é confiada a você em particular: salvar o amor humano da trágica ferida na qual está terminado. O amor que não é mais dono de si, mas apenas possessão, muitas vezes violento e tirano ao outro".   

Desta forma, o religioso fez um convite para os jovens não amarem o mundo. Contudo, é preciso se "misturar com este mundo de sofrimento e marginalização que é, paradoxalmente, a melhor maneira de se separar do mundo".

O pregador usou citações do poeta norte-americano Thomas Stearn Eliot, do teólogo luterano convertido ao catolicismo Heinrich Schliere, e até mesmo da primeira encíclica de Bento XVI, na qual o papa apresenta uma reflexão sobre o "amor" em suas diversas dimensões - "eros", "philía", "ágape".   

"Deus revelou-se como ágape, o amor que se dá, mas ágape nunca é separado do eros, amor do desejo e a alegria de ser amado", explicou Cantalamessa, ressaltando que neste ano, a Igreja deve dedicar aos jovens a capacidade deles conhecerem que a fé é "alegria plena" e "vida em abundância".   

"O mais importante é fazer os jovens saberem o que Jesus tem para lhes dar. Deus amou o mundo que deu seu único filho à morte. A cruz é para Cristo a sua realidade mais íntima e verdadeira", explicou.    Neste ano, a Jornada Mundial também foi dedicada aos jovens considerando que são os principais descartados da atualidade, mas, ao mesmo tempo, a melhor coisa e esperança da vida.   

Francisco tem feito diversos alertas para a juventude não se calar, não ser corrompida e não se acostumar com a corrupção, mas sim dedicar sua vida ao bem. Na noite desta sexta, o papa Francisco dará continuidade as celebrações da Páscoa com a cerimônia Via Crucis, no Coliseu. Com informações da Ansa. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Brooke Shields Há 11 Horas

Brooke Shields revela ter sido vítima de cirurgia vaginal irreversível

fama Los Angeles Há 10 Horas

Incêndio destrói mansão de Paris Hilton avaliada em R$ 51 milhões

brasil AVIÃO-SP Há 6 Horas

Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, no litoral de São Paulo

mundo Reino Unido Há 10 Horas

Mulher morre em banheiro de restaurante e só é encontrada dias depois

mundo Inglaterra Há 2 Horas

Carcereira presa por fazer sexo com detento diz estar 'apaixonada' por ele

fama CAROLINA-DIECKMANN Há 9 Horas

Carolina Dieckmann se manifesta sobre comentário criticado em post de Fernanda Torres

economia INSS-BENEFÍCIOS Há 8 Horas

Saiba quem pode pedir revisão do benefício do INSS em 2025

economia Bancos Há 12 Horas

Receita Federal não vai cobrar imposto por Pix acima de R$ 5.000 mensais

brasil Porto dos Gaúchos Há 10 Horas

Sucuri grávida morre atropelada e filhotes são expelidos em rodovia em MT

tech Rede Social Há 12 Horas

Entidades lançam manifesto contra alteração de controle da Meta