MP: Cabral fez mais de 2 mil voos privados com helicópteros do Governo

Denúncia resulta de um levantamento realizado pelo Ministério Público, que revelou também um conta de R$ 20 milhões deixadas pelos voos do ex-gestor

© Shana Reis / Governo do RJ

Política Denúncia 02/04/18 POR Notícias Ao Minuto

Enquanto ocupou o cargo de governador do Rio de Janeiro, de 2007 a 2014, Sérgio Cabral teria realizado pelo menos 2 mil voos para deslocamentos particulares em helicópteros do estado. A denúncia resulta de um levantamento realizado pelo Ministério Público, que revelou também um conta de R$ 20 milhões deixadas pelos voos do ex-gestor, preso desde novembro de 2016.

PUB

“O próprio ex-governador poderia, através de um simples telefonema, requisitar uma aeronave com piloto”, disse o promotor de Justiça do Rio de Janeiro Cláudio Calo, em entrevista ao Fantástico, da Rede Globo. “Três aeronaves publicas, simultaneamente, iam ate Mangaratiba pegar a família Cabral, empregados domésticos, inclusive convidados”.

+ Marun: 'Não vamos nomear outro ministro enquanto Meirelles estiver'

Segundo o levantamento do Ministério Público, ele 2.281 voos para fins pessoais, privados, e apenas 396 voos em missão oficial. Na época em que foi governador, o estado do Rio de Janeiro tinha sete helicópteros, pelo menos três deles destinados ao uso de Sérgio Cabral. As viagens do ex-gestor teriam incluído 1.033 voos para distâncias irrisórias, de não mais de sete quilômetros (sete minutos de voo), que por terra poderia ser percorrida em no máximo 20 minutos, como revelado na reportagem. O então gestor justificava que assim teria mais segurança, frente às supostas ameaças de morte sofridas por ele.

Desde 2017 o ex-governador foi condenado cinco vezes, a penas que ultrapassam os cem anos de prisão, por crimes como corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Por conta do uso privado dos helicópteros do Governo do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral também será acusado do crime de peculato, que acontece quando o servidor desvia bens de valor público. As investigações cobrem os dois mandatos, de 2007 a 2014.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 23 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 23 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 21 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 23 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 23 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Saúde Há 23 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 23 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 22 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 16 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados