© Aleks Dahlberg / Unsplash
Um grupo de cientistas norte-americanos se baseou em peculiaridades de dinossauros e lulas reais para desenvolver um novo material invisível.
PUB
De acordo com Alan Gorodetsky, um dos autores da pesquisa, a novíssima invenção é um material brando, capaz de refletir luz e calor como a pele de uma lula. O novo material é feito de camadas de alumínio, plástico e fita adesiva. Ao ser estendido e tensionado, o material se transforma em algo cinzento e enrugado a uma superfície brilhante.
A equipe científica já criou alguns protótipos. O próximo passo pode ser a fabricação do material em maior escala para obter lâminas comercialmente utilizáveis.
+ Saiba qual parte do cérebro nos 'vicia' em mentir
A invenção poderia ser potencialmente usada no desenvolvimento de uma melhor camuflagem militar, de isolamento térmico para naves espaciais, de contentores de armazenagem, de refúgios de emergência, de sistemas de aquecimento e refrigeração, bem como na indústria médica, detalhou o site Science Daily.
"Nós nos inspiramos tanto em ficção como em fatos científicos: vendo dinossauros desaparecer e reaparecer debaixo de uma camada infravermelha em 'Jurassic World' e vendo lulas filmadas debaixo d'água fazendo coisas semelhantes. Foi assim que decidimos combinar esses conceitos para desenhar uma tecnologia realmente única", concluiu Gorodetsky. Com informações do Sputnik.