© Reuters
O navio russo Yantar abandonará a busca pelo submarino argentino que desapareceu no dia 15 de novembro com 44 tripulantes, informou a Marinha aos familiares daqueles que estavam viajando na embarcação, informou a mídia local nesta segunda-feira.
PUB
"Eles nos disseram que [o navio Yantar] está indo para o Uruguai e depois para Buenos Aires, mas ele não volta mais para a área de busca", disse Malvinas Vallejos, irmã do oficial Celso Oscar Vallejos, um dos tripulantes desaparecidos, citado pelo site Todo Notícias.
+ Rússia anuncia criação de 'polícia turística' para o período da Copa
A embarcação russa deve chegar ao porto de Montevidéu na terça-feira para reabastecer e lá vai permanecer até sexta-feira, segundo informações publicadas no site da Administração Nacional de Portos do Uruguai.
O Yantar era a última embarcação internacional que ainda fazia parte das operações de busca. Agora apenas o navio ARA Islas Argentinas permanece na área de operações.
Em 6 de dezembro, a embarcação oceanográfica Yantar iniciou a inspeção do fundo do mar com seus sensores de alta tecnologia na área de busca.
Em 15 de novembro do ano passado, o submarino ARA San Juan informou sua última posição a 432 quilômetros da costa na altura do Golfo de São Jorge, no sudeste do país, quando navegou nas águas do Oceano Atlântico de Ushuaia até a sua estação habitual na Base Naval de Mar del Plata, no leste argentino. Com informações do Sputnik News.