Decisão do STF sobre habeas corpus de Lula repercute no mundo

Quase todos os grandes veículos internacionais concedeu destaque ao resultado da madrugada desta quinta-feira no Brasil

© Reuters / Ricardo Moraes

Mundo relevância 05/04/18 POR Notícias Ao Minuto

A sessão desta quarta-feira (4) do STF que negou o pedido de habeas corpus do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva foi repercutida por todo o mundo. Lula teve o pedido negado por 6 votos a 5 podendo, a partir de agora, ser preso após condenação em segunda instância.

PUB

Veja a análise de alguns veículos internacionais:

O jornal espanhol “El País”, que tem uma versão em português, manteve um tempo real em seu site espanhol, acompanhando a votação, abaixo de uma matéria que explicava o significado da audiência desta quarta-feira.

No “NY Times”, uma matéria intitulada "Ex-Presidente do Brasil, "Lula", pode ser preso, diz tribunal" está como um dos destaques do site.

O texto ainda diz que "O país ainda está profundamente dividido em relação ao impeachment da sucessora escolhida por Lula, Dilma Rousseff, que foi destituída do cargo em 2016 sob a acusação de manipular o orçamento federal para esconder os crescentes problemas econômicos do país.

Sua expulsão pôs fim a 13 anos de governos liderados pelo Partido dos Trabalhadores de esquerda, um período em que a economia do Brasil cresceu, milhões de pessoas entraram na classe média e o perfil do país subiu no cenário global."

Também em destaque principal do site, a 'BBC' afirma que "Lula do Brasil deve começar a prisão, conclui regras da Suprema Corte".

No texto da 'BBC', consta que "Ele (Lula) tem uma liderança nas pesquisas de opinião. Seu Partido dos Trabalhadores disse que a decisão foi um "dia trágico para a democracia e o Brasil".

Os juízes do Supremo Tribunal decidiram contra ele por seis a cinco depois de uma sessão de maratona, que terminou na madrugada de quinta-feira."

O jornal francês 'Le Monde', também em destaque principal em primeira página, diz que "A Suprema Corte do Brasil dá sinal verde ao encarceramento do ex-presidente Lula"

E segue: "Por seis votos a cinco, os juízes rejeitaram seu pedido de habeas corpus. O chefe de Estado (2003-2010) foi condenado a mais de doze anos de detenção por corrupção em janeiro.

"Lula, presidente de 2003 a 2010, "pai do povo", figura da luta trabalhista sob a ditadura, condenado em janeiro a mais de doze anos de detenção por corrupção, não escapará da prisão. Por seis votos a cinco, os juízes recusaram-lhe um habeas corpus. A data de terça-feira, 10 de abril, é anunciada como a mais provável para seu encarceramento. Derrotado, Lula, acostumado a bravatas, desta vez não falou."

Leia também: Por 6 a 5, STF nega habeas corpus e prisão de Lula fica mais próxima

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 1 Hora

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 1 Hora

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 1 Hora

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

esporte Redes Sociais Há 20 Horas

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

fama Documentário Há 20 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Miley Cyrus Há 21 Horas

Miley Cyrus sobre o namorado: "Não levamos a vida muito a sério"

fama MARIA-FLOR Há 18 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Fantasias Há 22 Horas

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

fama FAUSTÃO-SAÚDE Há 22 Horas

João Silva diz que Faustão está 'cada dia melhor' após dois transplantes

brasil Brasil Há 23 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo