© Reuters
A taxa de juros do rotativo do cartão de crédito para quem paga o valor mínimo da fatura em dia continua absurda, estando acima dos 200%. Isso faz com que essa ferramenta seja considerada por muitos um vilão. Contudo, isso não é uma verdade, havendo casos que o cartão de crédito pode ser um aliado na vida financeira.
PUB
“Ouço muitas pessoas afirmarem que o cartão de crédito é um problema, mas na verdade a questão é comportamental, havendo casos que a ferramenta pode ser bastante vantajosa, se bem utilizada”, orienta Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista. O consumidor deve se atentar aos seguintes pontos.
Veja as orientações abaixo:
1- Tenha a quantidade certa de cartões: se tiver apenas um ganho mensal, o ideal é ter apenas um cartão de crédito; caso ganhe semanalmente, poderá ter até três cartões, para os dias 10, 20 e 30. Com isso, poderá comprar seis dias antes do vencimento de cada um deles, ganhando 36 dias para pagamento.
+ Auditores informam à Receita que vão paralisar a partir de domingo
2- Obtenha vantagens no parcelamento: ao invés de pagar à vista, pode ser mais vantajoso parcelar sem juros (desde que o valor caiba no orçamento mensal) e investir o dinheiro, considerando os rendimentos. Atualmente, há cartões de crédito que oferecem descontos quando o cliente adianta o pagamento das parcelas, outra forma de economizar.
3- Defina a melhor data de pagamento: organize para que a data de pagamento seja posterior e próxima a entrada da renda, evitando correr o risco de atrasar o pagamento. É válido que limite do cartão de crédito não ultrapasse 30% do salário ou ganho mensal, assim evita-se gastar mais do que ganha usando o cartão de crédito.
4- Negocie a anuidade: para ter mais força para conquistar seus sonhos, evite pagar a anuidade do cartão de crédito. Hoje é possível encontrar cartões que não cobram taxa de manutenção. É válido negociar com a operadora ao menos a redução dessas taxas.
5- Aproveite pontos e milhas: saiba aproveitar os benefícios que o cartão de crédito pode oferecer, como prêmios e milhas que se acumulam de acordo com os pagamentos. Lembre-se que os benefícios expiram, é preciso se organizar para não perder a data de utilização.