©  Paulo Whitaker/Reuters
Um áudio vazado mostra trechos da conversa entre o piloto do avião que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para Curitiba, na noite de sábado (7), e uma pessoa não identificada, que diz: "Leva e não traz nunca mais!" (ouça abaixo).
PUB
Segundo o R7, site que divulgou o áudio, a Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou em nota que a conversa ocorreu minutos antes da decolagem da aeronave PR-AAC, mas garantiu que a frase não foi dita por um controlador tráfego aéreo. A instituição, no entanto, não soube informar quem falou.
"Podemos assegurar que a observação ao final do áudio em questão não foi feita pelo controlador de tráfego aéreo", garantiu. "Ressalva-se que a frequência utilizada para essas comunicações aeronáuticas é aberta, por isso quem estiver conectado pode ouvir e falar. Porém, as regras de tráfego aéreo orientam que os usuários se identifiquem, o que evidentemente não ocorreu neste caso", explicou.
Ouça:
+ Pesquisa mostra quem vota em Lula e por quê
Em outro trecho, é possível ouvir uma terceira voz pedindo que seja dito apenas o necessário: "Vamos tratar só do necessário. Vamos respeitar o nosso trabalho aqui", diz. Então, o homem que fez a primeira declaração sobre Lula responde: "Eu respeito, mas manda este lixo janela abaixo aí".
Na sequência, uma voz feminina interrompe e explica que o áudio pode ser gravado e utilizado posteriormente, por isso é importante que eles só falem de trabalho. Ouça:
A frequência de rádio pode ser utilizada por todos os aviões que estão no pátio, pois é um canal de comunicação entre os pilotos e a torre de controle.
A orientação é que quem for falar se identifique antes, o que não aconteceu. A FAB e a Anac ainda não informaram se vão investigar o caso.