© Stephen Lam/Reuters
O Facebook se envolveu em um grande escândalo no último mês, quando foi noticiado o uso indevido de dados de 87 milhões de usuários da rede social. A partir desta segunda-feira (9), a companhia vai alertar vítimas deste caso. No Brasil, 443 mil dados de usuários foram explorados pela consultoria política Cambridge Analytica.
PUB
Os dados foram utilizados pela Cambridge Analytica com o objetivo de beneficiar a campanhado então candidato à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump. A empresa conseguiu prever o comportamento eleitoral de norte-americanos utilizando algoritmos baseados nestes dados.
Para usuários "comuns", a rede social vai mostrar um link no topo do Feed de Notícias que vai mostrar aplicativos e sites que utilizam os dados pessoais, informados no Facebook, como forma de acesso. Já as vítimas do aplicativo "This is your digital like", envolvido no escândalo, terão acesso a uma caixa de texto adicional. Assim, estes usuários poderão verificar de que forma foram afetados pelo uso indevido destas informações.
Leia também: Chega de bisbilhoteiros: como criar uma senha para o WhatsApp