Não confunda sardas com manchas solares

Uma é genética e ajuda a proteger a pele. A outra, resultado de anos de exposição ao sol sem a devida proteção e pode ser prejudicial

© Ayo Ogunseinde / Unsplash

Lifestyle Pele 09/04/18 POR Notícias Ao Minuto

Não, as sardas não são consequência de uma má exposição solar, embora tenham ligação com o sol, já que surgem (geneticamente) em indivíduos com pele mais sensível. Apesar de essa pele necessitar de uma maior proteção contra os raios UV, as sardas são, desde cedo, uma forma de proteção, que funciona como ‘barreira’ para que os raios não penetrem as restantes camadas de pele, sob a forma de concentração de melanina.

PUB

É por isso que elas se intensifiquem quando a pessoa está mais exposta ao sol - ainda que o gene esteja presente desde o nascimento. 

Por outro lado, as manchas solares são, de fato, consequência da exposição solar. A sua identificação é simples, pois elas têm normalmente um diâmetro igual ou superior a cinco milímetros e tendem a surgir depois dos 30 anos de idade.

O principal motivo é a exposição solar contínua e pouco cuidado com a pele. Assim, a principal forma de evitar é através da prevenção - ou seja, uso rotineiro de protetor solar.

Leia também: Distúrbio alimentar: muito mais do que problema com comida

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Saúde masculina 03/11/24

Passos simples para potencializar a sua testosterona

Lifestyle Signos 03/11/24

Se você é destes três signos, está na hora de erguer a cabeça

Lifestyle Casamento 02/11/24

Como começou essa história de casar? A história surpreendente sobre o casamento

Lifestyle Rugas 02/11/24

Faça estas coisas e você diminuirá o surgimento de rugas