Os Simpsons: relembre as maiores polêmicas geradas pela série
Você se lembra quais as maiores polêmicas geradas pela série?
Os Simpsons: relembre as maiores polêmicas geradas pela série!
Fizemos uma lista mostrando algumas das vezes em que, para muitos, a família Simpson passou dos limites e foi criticada. Clique e confira!
© BrunoPress
Polêmica com drogas
Homer faz uso de maconha para tratar um suposto problema de saúde no episódio “Weekend at Burnsie’s”, que teve a classificação indicativa aumentada, mas foi ao ar.
© BrunoPress
Polêmica com drogas
Em um dos episódios Lisa Simpson está envolvida com o ballet e acaba entregue ao vício do cigarro. Foi considerado um pouco pesado ao retratar uma adolescente nerd como Lisa vivendo esse dilema.
© BrunoPress
Polêmica com crimes
Outro momento polêmico da série foi em “Day of Jackanapes”, no qual Bart sofria uma lavagem cerebral para cometer um assassinato. Isso gerou tanta polêmica que - de acordo com Blasting News - a exibição desse episódio chegou a ser suspensa em alguns lugares como no Reino Unido, por exemplo.
© BrunoPress
Polêmica com gêneros
Na 16ª temporada o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado na cidade de Springfield, incitando um debate na época entre alas mais conservadoras da sociedade, como mostrou a ABC News.
© BrunoPress
Polêmica com gêneros
Na oitava temporada, um episódio chamado ‘Homer’s phobia’ mostrava o patriarca da família se distanciando de um amigo por ele ser gay e levando Bart para caçar veados com medo de que o filho se tornasse homossexual. O episódio foi bastante controverso e gerou dúvidas até entre os produtores se deveria ir ao ar. Não apenas foi exibido como rendeu um Emmy à série, de acordo com The Telegraph.
© BrunoPress
Polêmica com violência
No episódio em que acontece o encontro entre 'Os Simpsons' e os personagens do 'Family Guy', Bart e Steve passam um trote envolvendo uma situação de estupro. A piada foi duramente criticada como mostrou o The Hollywood Reporter.
© BrunoPress
Polêmica com animais
Em episódio da série exibido em 2000 Homer aparece vestido de Panda sendo alvo de acasalamento por um urso de verdade. A cena foi alvo de críticas.
© BrunoPress
Polêmica com o Japão
Quando Homer trabalha no Instituto Nuclear de Springfield é frequentemente visto desrespeitando normas de segurança. Após o desastre ocorrido na cidade japonesa de Fukushima em 2011, os episódios deixaram de ser exibidos.
© BrunoPress
Polêmica com o Japão
Em outro episódio chamado ‘Marge Gets a Job’ humanos eram transformados em mutantes graças a uma radiação. Também foi considerado pesado e polêmico em função do Tsunami que devastou o Japão provocando um acidente nuclear.
© BrunoPress
Polêmica com o Japão
Outro episódio envolvendo o Japão aconteceu em “Thirty Minutes Over Tokyo”, no qual os Simpsons sofriam um ataque de epilepsia após assistirem a um desenho japonês. Isso fazia alusão a um caso real que aconteceu com várias crianças que foram internadas após assistirem ao anime 'Pokémon Go', como mostrou o METRO.
© BrunoPress
Polêmica com a Argentina
Em um dos episódios os argentinos foram o alvo de piada pela série. Sem esperanças com a política americana, os personagens afirmam que o melhor mesmo era viver uma ditadura como do país latino, que "desaparecia de vez com as pessoas".
© BrunoPress
Polêmica com a Rússia
Na época em que 'Pokémon Go' era uma febre, Homer aparece em um dos episódios criticando práticas religiosas russas, que levou um jovem a ser preso em uma igreja por estar jogando. O episódio foi banido no país, como mostrou o portal de games GAMERANT.
© BrunoPress
Polêmica com o Brasil
Em 2002, um episódio se passou no Rio de Janeiro, Brasil. As ruas foram retratadas como sujas e cheias de animais selvagens. Além disso, acontecimentos como sequestro e nudez foram mostrados. O órgão responsável pelo turismo na cidade brasileira se manifestou contrário à maneira como o local foi mostrado, como publicou o The Guardian.
© BrunoPress
Polêmica com a Austrália
Parece que as viagens da família pelo mundo não agradam muito aos locais. Na sexta temporada da série, os Simpsons visitaram à Austrália e Bart tinha a missão de se desculpar por uma pegadinha de mal gosto, mas se recusar a pagar pelo que fez. Na época os australianos não gostaram nada de como o país foi retratado, como mostrou o Daily Mail.
© BrunoPress
Polêmica com a Coreia do Sul
Os Simpsons também são muito lembrados normalmente por conta das aberturas de episódios. Uma dessas versões, porém, foi polêmica ao mostrar pessoas na Coreia do Sul trabalhando em regime exploratório e de escravidão. A animação recebeu muitas críticas e foi durante muito tempo lembrada com pesar, como noticiou o The Guardian.
© BrunoPress
Polêmica nos Estados Unidos
Alguns episódios geraram polêmica dentro dos Estados Unidos, como foi o caso de “The Cartridge Family”, onde os Simpsons portavam armas, assunto que historicamente divide opiniões no país.
© BrunoPress
Polêmica nos Estados Unidos
O mesmo aconteceu com um episódio que fazia piada com as Torres Gêmeas. Apesar de ter sido produzido antes dos atentados de 11 de setembro, ficou vetado de ser exibido.
© BrunoPress
Polêmica nos Estados Unidos
Após a passagem do furacão Katrina a série fez piadas sobre o ocorrido e foi contestada pelo governo de Nova Orleans.
© BrunoPress
Polêmica nos Estados Unidos
Mais tarde foi novamente alvo de processo, quando Bart escreveu no quadro uma de suas famosas mensagens dizendo que não deveria criticar Nova Orleans.
© BrunoPress
Polêmica com a Casa Branca
Quando era presidente dos Estados Unidos em 1992, George Bush (pai) declarou que a nação americana deveria se manter longe dos 'Simpsons', de acordo com The Telegraph. Em 1996, Bush apareceu em um episódio interpretando um vizinho que levava um soco de Homer.
© BrunoPress
Polêmica eleições americanas
Outro episódio mostrava Donald Trump como presidente dos Estados Unidos 16 anos antes de ele realmente ser eleito, como mostrou o The Guardian.
© BrunoPress
Polêmica Copa do Mundo 2014
Outra visita da família Simpson ao Brasil foi para acompanhar a Copa do Mundo de 2014. No episódio, a FIFA foi retratada envolvida em esquemas de corrupção. Homer acaba sendo convocado para apitar a final do torneio e é subornado para manipular o resultado.
© BrunoPress
Polêmica Copa do Mundo 2014
Uma curiosidade deste episódio é que ele – de certa forma – previu dois eventos que realmente aconteceram durante a Copa de 2014: a contusão de Neymar e a derrota do Brasil para a Alemanha, como mostrou o portal britânico METRO.
© BrunoPress
Polêmicas com exibição
A série teve sua exibição censurada e limitada em horários muito específicos pelos governos do Equador e da Venezuela.
© BrunoPress
Polêmicas com exibição
As alegações eram de que a série trazia mensagens não recomendáveis para crianças, como mostrou o portal La Tercera.
© BrunoPress
Polêmica no cinema
Mas não foi apenas na TV que os Simpsons geraram polêmicas. Quando ganhou sua versão para o cinema também levantou muitas discussões e dividiu opiniões.
© BrunoPress
Polêmica no cinema
A cena inicial mostrava um nu frontal de Bart que teve de ficar sem roupa após perder uma aposta feita com o próprio pai, Homer.
© BrunoPress
Sucesso apesar das polêmicas
Apesar das polêmicas, a série mantém sua legião de fãs e segue firme como uma das de maior sucesso em todos os tempos.
© BrunoPress
Cultura
animação
10/04/18
POR Notícias Ao Minuto
Quem assiste à série "Os Simpsons", já sabe que pode esperar tudo a cada novo episódio. A família não poupa ninguém quando a proposta é falar de temas sérios com um humor - digamos - irônico e bem peculiar. Com temas que vão de Donald Trump à religião na Rússia, uma coisa é indiscutível: a animação continua sendo um dos maiores fenômenos de todos os tempos. Que tal relembrar alguns dos momentos mais polêmicos de "Os Simpsons" ao longo de 29 temporadas ou 633 episódios? Confira!
Leia Também: À Capella: estudantes fazem cover impressionante de 'Budapeste'
PARTILHE ESTA NOTÍCIA