Sem visita a Lula, governadores pedem audiência com Cármen Lúcia

Nove deles estiveram na sede da PF, em Curitiba, nesta terça (10), mas foram impedidos de entrar por determinação de Moro

© Ricardo Stuckert / Divulgação

Política Repúdio 10/04/18 POR Notícias Ao Minuto

Os governadores Flávio Dino, do Maranhão, e Wellington Dias, do Piauí, foram recebidos pela cúpula da Polícia Federal em Curitiba, representando o grupo de governadores e senadores que pediu autorização da Justiça para visitar o ex-presidente Lula na carceragem. Em despacho, o juiz Sérgio Moro só permitiu a entrada de advogados e familiares.

PUB

Na reunião com a cúpula da PF, eles reivindicaram o que dizem estar garantido no artigo 41 da Lei de Execução Penal. "Estamos aqui para registrar nossa solidariedade ao ex-presidente e nossa indignação com essa ordem de prisão arbitrária, injusta e equivocada. A proibição das visitas é mais um gesto de descumprimento da lei. A Lei de Execução Penal, no artigo 41, assegura que os presos tenham direito à visita", destaca Flávio Dino.

Para ele, há "graves violações aos direitos do ex-presidente Lula". "Estamos diante de uma situação em que a lei e a Constituição estão sendo desrespeitadas. Entre as regras da carceragem e a Lei de Execução Penal, a lei deve ser primazia. Eu fui juiz federal durante 12 anos, inclusive de execução penal. É verdade que ninguém está acima da lei, e é por isso que nós estamos aqui, para que a lei seja garantida ao ex-presidente e ele possa receber a visita de amigos", afirmou Dino.

+ Penas máximas contra Lula podem chegar a 118 anos

A juíza federal Carolina Moura Lebbos foi responsável por negar a solicitação. “Não há fundamento para a flexibilização do regime geral de visitas próprio à carceragem da Polícia Federal. Desse modo, deverá ser observado o regramento geral. Portanto, incabível a visitação das pessoas”, afirmou a juíza, na decisão de hoje (10).

"Nós, os nove governadores que estivemos aqui e não conseguimos entrar, assinamos uma carta e já encaminhamos à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, pedindo uma audiência com ela para tratar sobre a pauta federativa e sobre as garantias constitucionais", antecipou Wellington Dias.

Os governadores que foram à Polícia Federal são: Tião Viana (PT-AC), Waldez Góes (PDT-AP), Flávio Dino (PC do B-MA), Camilo Santana (PT-CE), Wellington Dias (PT-PI), Ricardo Coutinho (PSB-PB), Renan Filho (MDB-AL), Paulo Câmara (PSB-PE) e Rui Costa (PT-BA).

Lula está preso desde sábado (7). Ele foi condenado a 12 anos e um mês por corrupção e lavagem de dinheiro. Sua defesa nega as acusações.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 21 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 16 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 21 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 20 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Televisão Há 20 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Saúde Há 14 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Música Há 21 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 20 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 21 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 20 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)