© Latam/Divulgação
O grupo aeronáutico Latam confirmou nesta terça-feira (10) que opera voos com menos tripulantes do que o normal por causa da greve iniciada hoje em sua filial no Chile. A empresa assegura que as mudanças não prejudicam a segurança dos voos. As informações são da agência EFE.
PUB
"Alguns voos estão operando com três tripulantes conforme as normas", disse a vice-presidente de Clientes da Latam, Claudia Sender, a jornais locais. "Para a Latam, a segurança é um valor intransferível. Sob qualquer circunstância a segurança está garantida nos mais de 1,4 mil voos que a Latam opera todos os dias", garantiu Sender.
+ Companhia aérea Alitalia recebe três ofertas de compra
A paralisação de funcionários afetou 620 voos, especialmente trajetos no interior do Chile e alguns voos da América do Sul. Cerca de 85% dos passageiros de voos alterados foram realocados pela empresa.
Os líderes do Sindicato de Tripulantes de Cabine da Lan Express anunciaram que processarão a Latam na Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC) por voar com menos tripulantes, embora a companhia aérea considere que não quebrou nenhuma regra com a medida.
A principal demanda dos grevistas, que representam cerca de 90% dos trabalhadors da Lan Express, é a redução dos turnos de trabalho. O regime atual é de 10 dias de trabalho e quatro de descanso. As partes devem retormar negociações na próxima quinta-feira (12).