Zuckerberg se diz aberto à regulamentação ao depor no Congresso

Fundador da rede social assumiu a responsabilidade pelo vazamento de dados de dezenas de milhões de usuários durante audiência nos EUA

© Reuters / Aaron Bernstein

Tech Estados Unidos 11/04/18 POR Notícias Ao Minuto

Em sua primeira aparição formal no Congresso dos Estados Unidos, o chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, aceitou nesta terça-feira (11) a responsabilidade pessoal pelo vazamento de dados de dezenas de milhões de usuários. O fundador da rede social se mostrou aberto à regulamentação.

PUB

Zuckerberg respondeu a perguntas por quase cinco horas enquanto tentava acalmar as preocupações com lacunas de privacidade e segurança na gigante das mídias sociais que enfureceram os legisladores e os dois bilhões de usuários da rede.

REGULAMENTAÇÃO

Zuckerberg disse estar aberto à regulamentação, mas advertiu contra regras complexas que podem impactar as empresas emergentes de mídia social.

"Eu acho que a internet está se tornando cada vez mais importante na vida das pessoas e acho que precisamos ter uma conversa completa sobre o que é a regulação certa", disse ele na audiência. "Você precisa ter cuidado [com uma nova política regulatória que] não se cimenta nas empresas atuais que estão ganhando".

Zuckerberg também revelou que o Facebook está cooperando com o promotor especial dos EUA que investiga a interferência russa na votação de 2016. "Nosso trabalho com o conselho especial é confidencial. Quero garantir que em uma sessão aberta eu não revele algo que seja confidencial", afirmou.

O CEO disse que pessoalmente não foi contatado e que não estava ciente de nenhuma intimação de dados do Facebook. "Acredito que possa haver [uma intimação], mas sei que estamos trabalhando com eles", pontuou.

Trocando sua camiseta habitual por um terno e gravata, o diretor do Facebook pareceu sombrio ao responder a perguntas difíceis sobre a enorme violação de dados da Cambridge Analytica.

"Estamos trabalhando para entender exatamente o que aconteceu com o Cambridge Analytica e tomando medidas para garantir que isso não aconteça novamente", destacou em seus comentários preparados.

Mas o show de arrependimento ficou aquém de vários legisladores. "Já vimos as visitas de desculpas antes", disse o senador Richard Blumenthal, de Connecticut, a Zuckerberg. "E então, a minha reserva sobre o seu testemunho hoje é que não vejo como você pode mudar seu modelo de negócios a menos que haja regras específicas da estrada". Com informações do Sputnik

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 20 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 2 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 22 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 22 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 22 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Luxo 23/12/24

Jeff Bezos se casará em Aspen com festa de R$ 3,5 bilhões e convidados famosos

brasil Tragédia Há 21 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 21 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala

fama Confusões Há 20 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer