Zuckerberg se diz aberto à regulamentação ao depor no Congresso

Fundador da rede social assumiu a responsabilidade pelo vazamento de dados de dezenas de milhões de usuários durante audiência nos EUA

© Reuters / Aaron Bernstein

Tech Estados Unidos 11/04/18 POR Notícias Ao Minuto

Em sua primeira aparição formal no Congresso dos Estados Unidos, o chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, aceitou nesta terça-feira (11) a responsabilidade pessoal pelo vazamento de dados de dezenas de milhões de usuários. O fundador da rede social se mostrou aberto à regulamentação.

PUB

Zuckerberg respondeu a perguntas por quase cinco horas enquanto tentava acalmar as preocupações com lacunas de privacidade e segurança na gigante das mídias sociais que enfureceram os legisladores e os dois bilhões de usuários da rede.

REGULAMENTAÇÃO

Zuckerberg disse estar aberto à regulamentação, mas advertiu contra regras complexas que podem impactar as empresas emergentes de mídia social.

"Eu acho que a internet está se tornando cada vez mais importante na vida das pessoas e acho que precisamos ter uma conversa completa sobre o que é a regulação certa", disse ele na audiência. "Você precisa ter cuidado [com uma nova política regulatória que] não se cimenta nas empresas atuais que estão ganhando".

Zuckerberg também revelou que o Facebook está cooperando com o promotor especial dos EUA que investiga a interferência russa na votação de 2016. "Nosso trabalho com o conselho especial é confidencial. Quero garantir que em uma sessão aberta eu não revele algo que seja confidencial", afirmou.

O CEO disse que pessoalmente não foi contatado e que não estava ciente de nenhuma intimação de dados do Facebook. "Acredito que possa haver [uma intimação], mas sei que estamos trabalhando com eles", pontuou.

Trocando sua camiseta habitual por um terno e gravata, o diretor do Facebook pareceu sombrio ao responder a perguntas difíceis sobre a enorme violação de dados da Cambridge Analytica.

"Estamos trabalhando para entender exatamente o que aconteceu com o Cambridge Analytica e tomando medidas para garantir que isso não aconteça novamente", destacou em seus comentários preparados.

Mas o show de arrependimento ficou aquém de vários legisladores. "Já vimos as visitas de desculpas antes", disse o senador Richard Blumenthal, de Connecticut, a Zuckerberg. "E então, a minha reserva sobre o seu testemunho hoje é que não vejo como você pode mudar seu modelo de negócios a menos que haja regras específicas da estrada". Com informações do Sputnik

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Atentado Há 4 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

esporte Boxe Há 8 Horas

Afinal, quantos milhões arrecadam Mike Tyson e Jake Paul após combate?

brasil Distrito Federal Há 4 Horas

Autor de atentado enlouqueceu após Bolsonaro perder, diz ex que viveu 17 anos com ele

fama Cuiabá Há 4 Horas

Influenciadora e ex-jogador são detidos por posse de carro roubado

esporte STF Há 4 Horas

Gilmar Mendes vota a favor de soltura de Robinho e placar fica 2 a 1 para manter prisão

justica Rio de Janeiro Há 4 Horas

Servidor público é morto a pedradas e água fervente; esposa foi presa

fama Luto Há 4 Horas

Morre Arturo García Tenorio, ator de 'Chapolin', aos 70 anos

mundo Peru Há 7 Horas

Coreano é capturado com centenas de tarântulas no corpo no Peru

fama CONAN-O'BRIEN Há 31 mins

Comediante Conan O'Brien vai apresentar a cerimônia do Oscar em 2025

esporte Seleção Brasileira Há 6 Horas

Dorival chama laterais Alex Telles e Dodô para jogo da seleção contra o Uruguai