Brasileiros tiveram e-mail e celular vazados no Uber

Usuários estão sendo avisados

© Getty Images

Tech ciberataque 12/04/18 POR Notícias Ao Minuto

Uma grande brecha da Uber, ocorrida em 2016, fez com que parte dos usuários brasileiros da Uber tivessem seus dados vazados. Recentemente, o aplicativo começou a avisar os cidadãos nacionais que foram vítimas do vazamento de informações, informa o UOL.

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Por meio de e-mail, a empresa avisa que a falha global de segurança expôs 57 milhões de pessoas, e, no Brasil, foram afetados 196 mil usuários. A Uber ainda afirma que todas as medidas de segurança foram tomadas para impedir acessos futuros a dados da plataforma e aumentar a segurança da plataforma.

Apontou ainda que os usuários afetados não precisam tomar nenhuma medida extra de segurança.

A mensagem de aviso às vítimas faz parte de um acordo da Uber com a Comissão de Proteção dos Dados Pessoais do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A lwegislação do Brasil não descrimina que autoridades e usuários sejam avisados em caso de violação de dados, como ocorre nos Estados Unidos. A empresa diz colaborar com as investigações.

No e-mail enviado a usuários afetados, a Uber se desculpa e diz que dados como nome, e-mail e telefone celular foram comprometidos no vazamento. A empresa, no entanto, alega que não foi identificada nenhuma fraude ou uso indevido relativo ao incidente e que o aviso é apenas para o usuário ter conhecimento do ocorrido.

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A Uber diz que "especialistas externos não identificaram nenhum indício de download de históricos de locais de viagens, números de cartões de crédito e contas bancárias ou datas de nascimento".

De acordo com as investigações, a companhia pagou US$ 100 mil (cerca de R$ 330 mil) para que os hackers que executaram a ação se mantivessem silenciosos sobre o ciberataque a cerca de 57 milhões de pessoas, entre usuários e motoristas do Uber.

O roubo de dados foi ocultado pela companhia por mais de um ano até se tornar público em novembro do ano passado. A empresa demitiu Joe Sullivan, chefe de segurança, e um de seus assessores pelos respectivos cargos em deixar a ação hacker por baixo dos panos. O caso foi confirmado pelo site da Uber.

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