Ranking: conheça os alimentos com mais e menos agrotóxicos
Estudo analisou a quantidade de elementos tóxicos presentes em frutas, verduras e legumes
Ranking: conheça os alimentos com mais e menos agrotóxicos!
Um estudo científico do Environmental Working Group, baseado nos resultados dos testes feitos pelo Departamento de Agricultura dos EUA, revelou um ranking com as comidas mais "sujas" (que mais apresentaram substâncias químicas e pesticidas) e as mais "limpas", ou seja, que tiveram menos agrotóxicos.
© Shutterstock
O estudo
Os testes realizados na pesquisa indicaram que quase 70% dos alimentos cultivados convencionalmente - de forma não biológica - tinham amostras contaminadas. O estudo é feito desde 2004 e analisa 47 das mais populares frutas, verduras e legumes. O resultado da pesquisa é uma espécie de guia de artigos com substâncias químicas, o "Shoper's Guide to Pesticides in Produce". A seguir, veja o ranking dos 12 alimentos mais sujos.
© Shutterstock
12 - Pimentão doce
Quase 90% das amostras do vegetal cultivado de forma convencional apresentaram resíduos de pesticidas, super tóxicos para a saúde humana.
© Shutterstock
11 - Batata
Todo mundo adora batata. É um do alimentos mais versáteis no preparo de vários pratos, contudo, muita atenção no momento de comprar o tubérculo. Um pesticida em particular, o clorprofame, estava presente na maior parte das substâncias químicas detectadas nas amostras.
© Shutterstock
10 - Aipo
Mais de 95% das amostras de aipo produzidas de forma tradicional obtiveram resultados positivos para pesticidas.
© Shutterstock
9 - Tomate
Uma amostra de tomate indicou a presença de 15 pesticidas e elementos diferentes!
© Shutterstock
8 - Pêra
Os testes realizados com amostras da fruta evidenciaram concentrações relativamente altas de pesticidas, incluindo inseticidas e fungicidas.Mais da metade das peras cultivadas convencionalmente tinham resíduos de cinco ou mais pesticidas.
© Shutterstock
7 - Cereja
Essa fruta é saborosa, mas tenha cautela na hora de levar para casa. As análises de 30% das amostras de cereja revelaram iprodione, um pesticida proibido na Europa, que pode causar câncer.
© Shutterstock
6 - Pêssego
Mais de 99% das amostras da fruta apresentaram vestígios de pesticidas.
© Shutterstock
5 - Uva
São deliciosas e irresistíveis, né? Mas uma porção de uvas apresentou uma média de cinco resíduos de pesticidas. Mais de 96% das uvas convencionais obtiveram resultado positivo para resíduos de pesticidas.
© Shutterstock
4 - Maça
Desconfie da procedência da fruta super popular no mundo! Análises revelaram que 90% das maçãs tinham resíduos de pesticidas. Inclusive 80% das amostras testadas continham difenilamina, um composto proibido na Europa.
© Shutterstock
3 - Nectarina
Quase 94% das amostras da frutas apresentaram dois ou mais pesticidas. Uma amostra de nectarina revelou resíduos de 15 pesticidas.
© Shutterstock
2 - Espinafre
Não confie em qualquer amostra do famoso vegetal que deixava o Popeye forte! As análises mostraram que 97% das amostras de espinafre convencional continham resíduos de pesticidas.
© Shutterstock
1 - Morango
Essa deliciosa fruta ganhou o ingrato título de campeão dos alimentos mais sujos da pesquisa. Os testes revelaram que um terço de todas as amostras convencionais de morango continha 10 ou mais pesticidas. Quer ficar mais assustado? Uma única amostra apresentou 20 pesticidas!
© Shutterstock
Agora, o ranking do bem: os mais saudáveis!
A seguir, veja lista dos alimentos testados pelo Environmental Working Group e que foram considerados os mais "limpos", ou seja, com pouca presença de elementos químicos.
© Shutterstock
15 - Brocólis
O vegetal entrou na lista dos alimentos mais limpos. Cerca de 70% das amostras de brócolis não apresentaram resíduos de pesticidas. Boa notícia, né?
© Shutterstock
14 - Couve-flor
Esse alimento também entrou na lista do bem! Cerca de metade de todas as amostras da couve-flor não revelaram resíduos de químicos.
© Shutterstock
13 - Melão cantaloupe
Você pode ficar um pouco mais tranquilo em relação à fruta. Mais de 60% das amostras desse tipo de melão não evidenciaram resquícios de pesticidas.Apenas cerca de 10% das amostras de melão continham mais de um resíduo de pesticida.
© Shutterstock
12 - Kiwi
Gosta dessa fruta? A boa novidade é que, no estudo, cerca de 65% das amostras de kiwi não indicaram resíduos de pesticidas.
© Shutterstock
11 - Melão
Por volta da metade dos melões analisados, produzidos de forma convencional, não sinalizaram vestígios de pesticidas.Não mais do que quatro pesticidas e produtos de degradação foram detectados em amostras de honeydew.
© Shutterstock
10 - Berinjela
Cerca de três quartos de todas as beringelas testadas não apresentaram resíduos de pesticidas.
© Shutterstock
9 - Manga
A manga também entrou no ranking de alimentos mais confiáveis. Cerca de 78% das amostras não revelaram a presença de pesticidas.
© Shutterstock
8 - Aspargos
Olha que ótima notícia: 90% das amostras de aspargos convencionais não tinham resíduos de pesticidas detectáveis.
© Shutterstock
7 - Mamão papaia
A fruta também apresentou resultados próximos ao saudável: 80% das amostras dessa fruta não apresentaram restos de pesticidas.
© Shutterstock
6 - Ervilhas doces congeladas
Aproximadamente 80% dessas ervilhas não mostraram vestígios de elementos químicos.
© Shutterstock
5 - Cebola
Na pesquisa, a cebola também obteve conclusões favoráveis: menos de 10% das amostras continham resíduos de pesticidas.
© Shutterstock
4 - Repolho
Apenas duas das mais de 700 amostras de repolho apresentaram mais de um resíduo de pesticida.
© Shutterstock
3 - Abacaxi
Cerca de 90% dos abacaxis não revelaram sinais de pesticidas.
© Shutterstock
2 - Milho
Menos de 2% das amostras de milho continham sinais de pesticidas.
© Shutterstock
1 - Abacate
E o vencedor do ranking do alimento mais livre de agrotóxicos foi o abacate. Menos de 1% das amostras analisadas apresentaram resultado positivo para pesticidas.
© Shutterstock
Lifestyle
sujos
14/04/18
POR Notícias Ao Minuto
Uma pesquisa científica revelou que 70% das frutas, verduras e legumes cultivados de forma convencional apresentaram elementos tóxicos.
O estudo, conduzido pelo Environmental Working Group, também evidenciou quais os alimentos mais "sujos", com maior quantidade de substâncias químicas e pesticidas, e os mais "limpos", ou seja, que apresentaram os menores índices de substâncias prejudiciais à saúde. Veja a seguir!
Leia Também: Conheça os benefícios do mel para a sua saúde
PARTILHE ESTA NOTÍCIA