© alexander Andrews / Unsplash
A NASA havia anunciado que seu novo telescópio espacial, com o objetivo de procurar por planetas fora do Sistema Solar, seria lançado nesta segunda-feira (16). No entanto, o evento precisou ser adiado pela necessidade de "análises adicionais" de sistemas de navegação e controle de foguete modelo Falcon 9, da Space X, que irá levar a tecnologia ao Espaço.
PUB
A agência espacial americana fez questão de ressaltar que está "tudo bem" com o satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite). Já os problemas com o Falcon 9 devem ser resolvidos até amanhã.
+ Veja imagens raras da NASA que quase foram descartadas
O Tess irá suceder o célebre observatório espacial Kepler, que esteve à procura exoplanetas ao acompanhar trânsitos planetários. Com esta técnica, o módulo conseguiu confirmar a existência de mais de 2.6 mil planetas fora do sistema solar e outros 4,5 mil "candidatos".
Conforme a missão do Kepler vai acabando por falta de combustível, agora é a vez do Tess repetir a técnica de sucesso para encontrar planetas no nosso "quintal cósmico". Segundo a agência espacial, o alvo do novo satélite é observar 200 mil astros que estejam a menos de 300 anos-luz de distância.
Imagem: NASA/MIT