'Homem de três rostos' recebe transplante facial inédito no mundo

Jérôme Hamon se tornou a primeira pessoa da história a receber dois enxertos faciais completos

© Pixabay

Mundo Medicina 17/04/18 POR Notícias Ao Minuto

Conhecido pela mídia internacional como “o homem de três rostos”, o francês Jérôme Hamon, de 43 anos, foi submetido a um transplante facial inédito mundialmente na última terça-feira (16). Em decorrência de uma doença genética hereditária (Doença de Von Recklinghausen ou neurofibromatose do tipo 1) que desfigura a sua face, ele se tornou a primeira pessoa da história a receber dois enxertos faciais completos.

PUB

Após o surgimento de tumores provocados pela doença, o francês passou pelo primeiro transplante de rosto em 2010, considerado bem sucedido na época. Porém, em maio de 2015 ele contraiu um resfriado e precisou se tratar com antibióticos. Ele não sabia que os medicamentos eram incompatíveis com os remédios imunossupressores que usava, o que causou um processo de rejeição no rosto transplantado, apresentando sinais de deterioração e necrose.

+ Caso de racismo leva Starbucks a fechar lojas nos EUA por um dia

Apenas três anos depois ele foi submetido a uma nova cirurgia, um segundo transplante de rosto nunca experimentado na história da medicina. "Não poderíamos deixá-lo sem rosto", declarou à imprensa francesa o médico responsável pela cirurgia, Laurent Lantieri, ao falar sobre os riscos do procedimento. "Eu decidi muito rapidamente, percebi que não tinha escolha, caso contrário, teria sido uma tragédia", disse o paciente sobre a escolha delicada, em declaração reproduzida pelo R7.

Cirurgia

A preparação para a cirurgia envolveu um período de tratamento para eliminar os anticorpos desenvolvidos após o primeiro procedimento, que prejudicavam o rosto transplantado. Jérôme Hamon também foi submetido a sessões de quimioterapia para recuperar o sistema imunológico e reduzir os perigos de uma segunda rejeição ao transplante. Antes de receber "o terceiro rosto", o "segundo" (ou seja, o primeiro rosto transplantado) teve de ser retirado, o que deixou o paciente no hospital durante dois meses, "sem face".

O procedimento ao qual o francês foi submetido, após sete meses de espera na fila de transplantes, durou 22 horas e aconteceu em Paris, no Hospital Universitário Europeu Georges-Pompidou. Ele recebeu o rosto de um doador de 22 anos.

Entenda a doença

A doença de Jérôme Hamon é provocada por uma mutação no cromossomo 17 responsável pelo crescimento de nódulos e tumores no sistema nervoso central e na pele do paciente. Alguns deles ainda têm a visão e a audição afetadas, segundo informações da agência Reuters.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 16 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 16 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 10 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 17 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 9 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 17 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 17 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 12 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 12 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

brasil Tragédia Há 17 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos