Lula se diz feliz com pesquisa e afirma querer sua liberdade

"[Queria que vocês] ficassem totalmente à vontade para tomar qualquer decisão, porque 2018 é muito importante para o PT, para a esquerda, para a democracia e, para mim", disse Lula

© Reuters

Política Curitiba 24/04/18 POR Folhapress

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), leu nesta segunda-feira (23) uma carta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva endereçada aos membros do Diretório Nacional do partido, que está reunido em Curitiba.

PUB

"[Queria que vocês] ficassem totalmente à vontade para tomar qualquer decisão, porque 2018 é muito importante para o PT, para a esquerda, para a democracia e, para mim. Eu quero a minha liberdade", afirmou Lula no texto.

Na carta, cuja leitura foi parcialmente reproduzida na página do ex-ministro Alexandre Padilha, Lula se diz feliz com o resultado de pesquisas de opinião que o mantêm na liderança da corrida presidencial.

"Tem insinuações de que se não for candidato, se não tiver holofote e de que se não falar contra a condenação, será mais fácil a votação a meu favor. A Suprema Corte não tem que me absolver porque sou candidato, porque vou ficar bonzinho. Tem que votar porque sou inocente".

Nesta mesma segunda, Dilma Rousseff (PT) comparou a custódia de Lula ao regime prisional na ditadura militar.

"Eu tenho uma certa experiência em estar presa. Mesmo durante a ditadura, havia a possibilidade de receber parentes, amigos e advogados", disse a jornalistas, em frente à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR).

Dilma tentou visitar Lula, preso na PF desde o dia 7 de abril, mas foi barrada pela juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena do petista."A própria ditadura tentou cobrir de legalidade os processos nos quais éramos condenados. E nunca deixamos de ter condições de recursos", afirmou Dilma.

Os pedidos de visita a Lula e uma diligência na cela do petista, solicitada por deputados federais, foram indeferidos pela juíza Carolina Lebbos. Ela afirma que o regime de visitas deve atentar-se à segurança e à disciplina do estabelecimento, e que Lula já tem seus direitos garantidos ao receber, semanalmente, familiares e advogados.

A Câmara dos Deputados autorizou a criação de uma comissão externa para realizar uma diligência na cela de Lula, na esteira da visita realizada por senadores na última terça-feira (17).  Os deputados marcaram a diligência para as 11h desta terça (24).

Em nota, o coordenador da comissão, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), afirmou que a inspeção está mantida."Em nenhum momento a comissão solicitou à juíza Carolina Lebbos autorização para a inspeção, pois se trata de prerrogativa constitucional da Câmara dos Deputados.

"O Ministério Público Federal não havia manifestado objeção ao pleito, desde que no dia e horário adequados. O ex-presidente pode receber visitas às quintas-feiras, quando tem se encontrado com a família. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 16 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 11 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 17 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 16 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 9 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 15 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 16 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 16 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 16 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 15 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)