Ministério da Fazenda vence disputa e restringe benefícios do Rota 2030

Empresas que investirem em pesquisa e desenvolvimento terão direto a créditos tributários, mas poderão utiliza-los apenas no pagamento de IR, por exemplo

© Inês Campelo/Jeep/Divulgação

Economia Montadora 24/04/18 POR Folhapress

O Ministério da Fazenda venceu a queda de braço com o ministério da Indústria (Mdic) e conseguiu limitar os benefícios tributários previstos no Rota 2030, o novo programa de incentivos ao setor automotivo. Empresas que investirem em pesquisa e desenvolvimento terão direto a créditos tributários, mas poderão utiliza-los apenas no pagamento de IR (Imposto de Renda) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

PUB

O incentivo está sendo classificado como uma "Lei do Bem turbinada", porque as empresas terão cinco anos para utilizar o crédito. Hoje, as empresas contempladas por essa legislação, que inclui outros setores como bens de informática, dispõe de apenas um ano.

O Mdic defendia que o uso desse crédito fosse mais amplo, permitindo o abatimento em outros tipos de impostos até o valor total de R$ 1,5 bilhão, mas não conseguiu vencer a resistência da Fazenda. Os técnicos do ministério ponderaram que esse parte do programa era similar a do Inovar Auto, que já havia sido condenado pela Organização Mundial de Comércio (OMC).

+ 4ª Rodada do pré-sal tem recorde de manifestações de interesse, diz ANP

Estão faltando apenas alguns detalhes técnicos para serem definidos. O principal deles é um último pleito do Mdic, que solicita um "período de transição": durante três anos, as empresas poderiam abater o crédito em qualquer imposto e depois valeria apenas para IR e CSLL. A Fazenda é contra. A decisão de incluir as montadoras na "Lei do Bem" foi comunicada aos representantes automotivo do setor nesta terça-feira (24) no Palácio do Planalto em reunião que contou com a presença do presidente Michel Temer, do ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, e do chefe da Receita Federal, Jorge Rachid.

Inicialmente estava prevista a presença de todos os presidentes das montadoras no encontro, que serviria para anunciar o Rota 2030, mas o cerimonial do Planalto cancelou na segunda-feira (23) à noite. Em contrapartida, convidou apenas os presidentes das entidades de classe: Anfavea (que reúne as montadoras), Sindipeças (fabricantes de autopeças) e Abeiva (importadores de veículos). Sob o compromisso de se manter no anonimato para evitar atritos com o governo, representantes das montadoras criticaram a decisão do Planalto.

Na avaliação dos executivos do setor, o mau desempenho das empresas, que restringe as margens de lucro, vai tornar o programa praticamente inócuo. Os executivos dizem que as empresas já se comprometem com o investimento em pesquisa e tecnologia assim que ingressam no Rota 2030, o que reduz o caixa em momento de crise, mas só poderão ter os créditos ao longo do tempo a medida que tiverem lucro.

O Rota 2030 vem sendo motivo de divergência entre Fazenda e Indústria desde o ano passado. O programa deveria ter entrado em vigor no fim de 2017, para substituir o Inovar Auto, que expirou em dezembro e foi condenado pela OMC. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Peru Há 8 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 8 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

politica Tensão Há 8 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

fama Televisão Há 6 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

fama Luto Há 5 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

lifestyle Alívio Há 8 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

tech WhatsApp Há 8 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

fama Fake news 03/11/24

Eles foram dados como mortos, mas estavam (e estão) vivinhos da Silva!

fama Rejeitados Há 16 Horas

Rejeitados! Famosos que levaram foras de outros famosos

fama Berço de ouro Há 20 Horas

Ricos: Eles já eram cheios da grana antes da fama