© REUTERS/Mario Anzuoni
A "excelência" do trabalho de Martin Scorsese foi celebrada, nesta quarta-feira (25), em Oviedo, na Espanha, com o prêmio Prêmio Princesa das Astúrias das Artes. Coforme a defesa do júri, o cineasta norte-americano é um dos mais importantes realizadores do movimento de renovação cinematográfica que começou nos anos 1970.
PUB
A extensa filmografia de Scorsese, que inclui títulos como "Silêncio" (2016), "Os Bons Companheiros" (1990) e Táxi Driver (1976), não foi o único motivo da honraria.
O diretor foi festejado também por desenvolver "uma intensa e ampla tarefa de recuperação, restauração e difusão do patrimônio cinematográfico histórico em todo o mundo, com projetos como The Film Foundation e World Cinema Project".
+Patty Jenkins diz que 'Mulher-Maravilha 2' vai se passar nos anos 1980
Martin Scorsese - que nasceu, em 1942, no bairro de Little Italy, filhos de emigrantes da Sicília - receberá o "troféu" do premio, uma escultura do pintor e escultor espanhol Joan Miró, além de 50 mil euros, um diploma e uma insígnia.
Todos os itens serão entregues em uma cerimônia presidida pelo rei de Espanha, Felipe VI, em outubro no Teatro Campoamor, em Oviedo. Em 2017, o Princesa das Astúrias das Artes foi concedido a William Kentridge (2017).