© iStock
A rotina de treinamento pode ser atrapalhada por muitos imprevistos e alguns deles podem afastar, inclusive, por um tempo considerável a ida à academia.
PUB
A pergunta que muita gente se faz ao decidir voltar aos treinos é: como diminuir os riscos de lesão e maximizar a retomada, após um longo período parado?
Pois bem, o primeiro passo é entender que você não estará dando uma continuidade ao seu velho treino. Se você parou por uma semana, ok. Mas quando a pausa chega a um mês, você deve fazer a retomada com metade do volume anterior.
se você passou um ano inteiro sem malhar, é necessário repensar todo o seu treino, afinal você está em busca de mais saúde e não de uma lesão, certo? Confra as dicas a segur e não vacile com o seu corpo:
INTENSIDADE
Muitas pessoas não gostam da sensação de dor tardia que ocorre ao retornar aos treinamentos. Mas é possível evitá-la e, ainda assim, obter resultados. Existem basicamente duas formas de não ficar dolorido:
Fazer poucas séries totais Realizar o treino com pouca intensidadeEntão realize duas repetições a menos do que você teria capacidade com esforço. Isso ajuda a escapar não apenas da dor, mas de lesões também.
FREQUÊNCIA
Há dois pontos fundamentais para alcançar o resultado desejado na sua retomada: motivação e frequência. A sugestão é que se separe dias e horários determinados, tratados com a seriedade de um compromisso profissional.
Agora você já pode voltar aos treinos seguro e sabendo o que faz você bem.
Leia também: Saiba o que comer antes e depois do seu treino