25 integrantes do Judiciário e do MP veem crime em atos de Lula

Do total, 19 são procuradores de primeira instância

© Flirck / Ricardo Stuckert

Política Denúncia 01/05/18 POR Folhapress

Denunciado nesta segunda-feira (30) por Raquel Dodge, procuradora-geral da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acumula agora o número de 25 integrantes do Judiciário e do Ministério Público que entendem como crimes alguns de seus atos durante seu mandato ou depois do fim do governo.

PUB

Agora alvo de nove denúncias, além daquela que levou a sua condenação e prisão, o petista diz ser perseguido politicamente na Operação Lava Jato e suas decorrentes.

+ Lula foi parte integral de 'organização criminosa', diz PGR

As peças de acusação mostram que 19 procuradores de primeira instância -entre eles 13 da força-tarefa do Paraná- concordam que Lula cometeu algum crime. No Distrito Federal, seis procuradores assinaram denúncias.

Além deles, agora Raquel Dodge e antes seu sucessor, Rodrigo Janot, no cargo de Procurador-Geral da República, também concluíram que o ex-presidente atuou de forma ilegal. Dodge era oposição a Janot na PGR, mas dá demonstrações que tem princípios parecidos ao ex-chefe.

Na Justiça, Sergio Moro, no Paraná, concordou com as acusações de procuradores e foi o primeiro juiz a condenar Lula na Lava Jato -por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP).

Acompanharam sua decisão, ao analisar recursos, os desembargadores João Pedro Gebran Neto, Victor Laus e Leandro Paulsen, do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região).

Após a apresentação da denúncia de Dodge, nesta segunda, a assessoria de imprensa do PT e a senadora Gleisi Hoffmann, presidente da legenda, disseram mais uma vez que as acusações acontecem no momento em que Lula "lidera todas as pesquisas para ser eleito o próximo presidente pela vontade do povo brasileiro".

ACUSAÇÕES

Os dez principais casos contra o ex-presidente -dos quais em seis ele é réu e em um já foi condenado- variam desde tráfico de influência, passando por obstrução de Justiça até lavagem de dinheiro, corrupção passiva e organização criminosa.

Nesta segunda, na primeira denúncia feita por Dodge contra Lula, a procuradora-geral afirmou que o ex-presidente cometeu o crime de corrupção passiva. Segundo a acusação, a Odebrecht prometeu ao petista em 2010 um valor de R$ 64 milhões (US$ 40 milhões) em propina, que teria sido doação eleitoral em troca de benefícios para a empresa.

A investigação se baseou na delação premiada dos executivos da empreiteira e também em documentos apreendidos por ordem judicial, como planilhas e mensagens, além de quebras de sigilo.

Janot, em seu mandato como chefe do Ministério Público, ofereceu duas denúncias contra o ex-presidente. Lula nega irregularidades. Com informações da Folhapress.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 17 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 16 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 10 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 17 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 9 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 18 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 17 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 12 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 12 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

brasil Tragédia Há 17 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos