Europeus exigem isenção de sobretaxa dos EUA ao aço importado

A Comissão Europeia disse que o bloco não é a causa da capacidade excessiva na produção de aço e alumínio

© Reuters

Economia mercado 01/05/18 POR Folhapress

A decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de prorrogar as isenções às tarifas do aço e do alumínio por mais um mês não aliviou as tensões com a União Europeia, um dos beneficiados pela suspensão temporária das taxas.

PUB

Nesta terça-feira (1º), a Comissão Europeia, braço executivo do bloco, divulgou um comunicado exigindo uma isenção permanente e afirmando que o diálogo com os Estados Unidos continuará, mas que não aceitaria negociar sob ameaças do governo Trump.

Na segunda-feira (30), a Casa Branca anunciou que Trump prorrogou uma suspensão temporária das tarifas para UE, Canadá, Brasil, México e Austrália até 1º de junho, poucas horas antes de elas entrarem em vigor.

Washington também divulgou que fechou com o Brasil um acordo que envolve cotas de importação. Os termos, porém, não foram finalizados.

Itamaraty e Mdic (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços) informaram que divulgarão nesta quarta (2) um comunicado conjunto sobre o assunto.

A Comissão Europeia, que coordena a política comercial dos 28 países da UE, disse que o bloco não é a causa da capacidade excessiva na produção de aço e alumínio.

"A decisão dos EUA prolonga a incerteza do mercado, o que já está afetando as decisões empresariais."

A Alemanha, cujo superávit comercial rendeu críticas de Trump, disse esperar uma isenção permanente.

"Estou firmemente convencido de que, no interesse dos empregos na Alemanha, na Europa e nos EUA, precisamos de uma cláusula de longo prazo e que elevar tarifas é o caminho errado", disse o ministro da Economia alemão, Peter Altmaier, pedindo mais conversas com Washington. "Precisamos de menos, não mais tarifas no comércio global."

A França disse concordar que existe um excesso da produção nas indústrias de aço e alumínio, mas que a UE não tem culpa e devia ser isentada permanentemente das tarifas para que a questão da superprodução possa ser tratada em conversas.

"Estamos prontos para trabalhar com os EUA e outros parceiros para lidar com estas questões, e para desenvolver soluções rápidas e apropriadas", disseram os ministros das Finanças e Relações Exteriores franceses, em nota.

O secretário de comércio americano, Wilbur Ross, já havia dito em entrevista à CNBC que não tinha intenção de eximir a UE da taxa sem que houvesse concessões, porque isso "tiraria todo o propósito" das tarifas.

Os EUA sugeriram lançar negociações formais com a União Europeia, com o foco de reduzir as barreiras aos automóveis americanos no bloco.

Na Alemanha, centro automobilístico da Europa, políticos já expressaram publicamente sua aversão à proposta.

A União Europeia é o maior parceiro comercial dos Estados Unidos, com trocas que somaram mais de US$ 700 bilhões no ano passado.

No entanto, Trump tem reclamado constantemente do déficit de US$ 151 bilhões que os americanos têm em relação aos europeus, destacando as tarifas impostas aos automóveis dos EUA como particularmente injustas. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 8 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 8 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 22 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 8 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Mal de parkinson Há 23 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

fama Emergência Médica Há 9 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

tech Aplicativo Há 8 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Condenados Há 16 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

justica Minas Gerais Há 7 Horas

Motociclista tenta fugir de blitz e leva paulada de policiais; vídeo